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sábado, 30 de julho de 2011

Já é ou já era Ném?

O que é ser um Ném?
Administração e Mkt, Assuntos da Atualidade, Dicas, Papo Geral, Reflexões Add comments Quando falamos em Marketing Pessoal, lembramos logo da embalagem do produto (que são as vestimentas, etc.) e do conteúdo (entre eles está o vocabulário). Este texto que segue eu recebi por e-mail, não sei quem é o autor. Mas é muito interessante como o autor descreve o “Ném” e o seu vocabulário.
Dicas para você se tornar um Ném

Talvez você não esteja identificando o que é ser ném. Talvez. Dúvida que vai sumir no máximo até a terceira dica. Quem sabe você mesmo já não é um pouco. Mas vamos lá, você pode ser um completo. Assim você entra na moda. Afinal, este estilo particular de ser não para de se espalhar por aí, ném.

- A primeira dica é trocar qualquer vocativo por ném. Nada de moço, senhor, cara, menino. Comece a chamar todo mundo de ném.

- Talvez a única exceção seja chamar os amigos de braço. Mas, por segurança, na próxima frase use ném.

- E que tal colocar um piercing no umbigo? Só que não é qualquer piercing. Tem que ser um com aquele penduricalho.

- Além disso, você só deve andar de van. E, se puder, criar intimidade com o motorista.
- Falando em intimidade, ném não tem amigo. Tem colega.

- Agora é o momento das dicas de português. Anota aí: corte a letra “m” do final das palavras. Exemplos: garage, viage, passage.

- Já que estamos nessa onda de cortar tudo, retire o “d” quando o verbo estiver no gerúndio. “Falano”, “cantano”, “fazeno”.

- Elimine também a letra “s” dos plurais. Como, “as criança”, “os motoboy”, “os churrasquinho”, “as carne”.

- Crie vogais inexistentes no meio das palavras. Tipo, “naiscer” e “adevogado”.

- Comece e termine perguntas com “tu”. Exemplo: “tu vai lá, tu?”.

- Em algumas palavras, troque o “s” pelo “r”. Em vez de “mesmo”, fale “mermo”.

- Conjugue o “mim”. Exemplo: “pra mim fazer”. Ou melhor: “pámien fazer”. Isso mesmo, “mien”.

- A propósito, chame jantar de jantá. E qualquer tipo de massa de macarrão.

- A essa altura, você já está se tornando um ótimo ném. Mas dá pra ser ainda melhor tendo umas atitudes como tirar foto em shopping. Ou tirar foto de si mesmo no espelho do banheiro.

- Mais que isso. Quando for à praia, não se esqueça de 3 coisas: levar uma caixa de isopor, rolar na areia (em grupo!) e passar doura-pêlo (vai, arrasá, ném).

- Só que antes, faça uma tatuagem no antebraço com o nome Jesus ou o de algum parente.

- Mas para isso, capriche no nome dos filhos. João, Maria, Ricardo, Ana estão fora de cogitação. Aqui, quanto mais diferente, melhor.

- Vem cá, tu tem Facebook, tu? Ih, esquece, quem é ném mermo tem é Orkut.
- E, no MsN, ixCrEVe sEmPRe aXiM.

- Agora, uma dica específica pra quem é vendedor. Sempre aborde o cliente fora da loja.

Sempre.

- E aproveite o salário para deixar o carro tunado. No mínimo, no mínimo, ele deve ser rebaixado e com insulfilm.

- Mas para ser completo mesmo, instale um som boladão para ouvir música alta na orla. Com o porta-malas do carro aberto, é claro.

- Neste momento, você já está muito perto de se tornar um ném. Por isso, preste atenção. Quem é ném, usa rádio em vez de celular. No viva-voz.

- Assim como escuta música no celular. No viva-voz.

Pronto. Agora você já pode ser um verdadeiro ném. É nóis.

Abra uma cidra para comemorar (tem que ser uma cidra). E, se você tiver alguma dúvida, é só consultar as nossas dicas.



Autor desconhecido… Se alguém “soubé” quem é o “autó”  “favó” “mim” “informá” para eu “publicà” aqui, valeu Ném?

Queridos amigos cuidado com o vocabulário…


Abraços do Benito Pepe

PROJETO: POEMAS PARA BRINCAR, RECITAR, OUVIR E SE DELICIAR.

PROJETO: POEMAS PARA BRINCAR, RECITAR, OUVIR E SE DELICIAR.
1. Justificativa



“É essencial para a formação de o bebê ouvir diversas histórias, leituras, poesias”,
Músicas, parlendas e manusear livros. Este é o princípio para ser um leitor – e ser um leitor é
“Ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e compreensão do mundo”.
Ana Araújo e Silva

O prazer em ouvir histórias, poesias, músicas, parlendas e a curiosidade em ler devem ser despertados desde cedo. Qualquer instituição educativa tem um papel importantíssimo nessa tarefa, pois nela ocorrem situações planejadas de encontro com diferentes tipos de texto, nela as crianças convivem com leitores e partilham do prazer que a literatura oferece.
Esse projeto pretende possibilitar às crianças situações ricas de encontros com poemas (e também músicas e parlendas). A escolha do poema enquanto gênero a ser explorado se deve ao fascínio que a sonoridade, a cadência, e as sensações despertadas pela escuta de poemas exercem nos pequenos. As crianças, desde bem pequenas, assim que aprendem a falar, já brincam com as palavras para dar-lhes sentido, apreciam a repetição de sons parecidos (como as rimas) e a musicalidade das palavras.
Outro aspecto importante para a escolha desse gênero é que sua estrutura, muitas vezes em estrofes, e as rimas e repetições que comumente apresentam, facilita a memorização, fazendo com que as crianças logo as saibam de cor.
Além do que, a escuta e a apreciação de poemas entre os pequenos permite que eles se aproximem de uma linguagem literária de qualidade, já que repleta de significado.





2. Objetivos e conteúdos
São objetivos e conteúdos desse projeto:
Objetivos:
• Que as crianças possam ouvir poemas de qualidade, construir um repertório de poemas escutados, compartilhando com educadores e demais crianças os efeitos prazerosos dessa escuta, e assim, possam avançar na sua formação como leitora;
• Que as crianças maiores tenham oportunidade de desenvolverem comportamentos leitor como comentar os poemas que mais apreciaram e recitá-los quando desejarem; e.
• Que todos tenham contato com poemas escritos (em livros, varais de poemas, fichas etc.) e possam acompanhar os procedimentos de adultos ao lê-los e construir suas primeiras preferências.
Conteúdos:
• Leitura como uma fonte de prazer e entretenimento;
• Intercâmbio entre leitores;
• Preferências leitoras; e.
• Poemas.





3. Público
O projeto Poemas para brincar, recitar, ouvir e se deliciar foi elaborado para crianças de 01 a 03 anos de idade.





4. Prazo e estrutura
O projeto foi elaborado para ser reproduzido em 03 meses de atividades.
Para a execução são necessários que estejam disponíveis os seguintes materiais: vários livros de poemas, além de CDs com poemas gravados.
Ao final do projeto, será organizado um CD ou DVD com a gravação dos poemas preferidos da turma, declamados pelas próprias crianças.





5. Etapas de desenvolvimento
Primeira Etapa
O projeto tem início com a implementação de duas atividades permanentes de leitura para os bebês: a leitura em voz alta de poemas realizada diariamente pelo professor e uma roda semanal de leitura de poemas.
Para realizar a leitura em voz alta de poemas é essencial que o professor se prepare previamente, selecionando um poema de qualidade que queira compartilhar com sua turma e preparando sua leitura em voz alta, lendo e relendo o poema e pensando na entonação adequada.
No momento da leitura, é importante que ele apresente brevemente algo sobre o poema que será lido – por que foi escolhido pelo professor, quem é o autor, qual o livro, de que tema trata etc. –, abrindo o livro na página do poema selecionado para essa aula. Ele deve, então, ler o poema em voz alta para as crianças, procurando observar a reação delas à leitura. Depois da leitura, deve-se reservar um momento para a troca de impressões sobre ela, pois esse é um espaço essencial para a formação de leitores. Para isso, o professor pode comentar sobre o poema, retomando a apresentação inicial que foi feita, pode perguntar as crianças do que elas mais gostaram, retomando algumas reações (gestos, balbucios, palavras que os bebês foram fazendo/dizendo ao longo da leitura), podem-se reler as partes do poema que despertaram maiores reações nos pequenos.
Semanalmente, o professor planeja, também, uma Roda de Biblioteca dedicada aos livros de poemas. Para isso ele deve selecionar os livros da biblioteca da escola, ou da classe, que serão apresentados às crianças. É importante incluir os livros dos poemas lidos durante a semana e livros de poemas que façam parte da biblioteca da escola ou da classe.
No momento da roda, o professor organiza seus alunos sentados em círculo, e vai apresentando, brevemente, um a um, os livros que farão parte da roda (ex: “esse livro vocês já conhecem: é o Arca de Noé, de Vinicius de Moraes, nós lemos um poema dele, lembram? A foca...”, “esse é um livros de poemas que a gente ainda não leu, chama-se Bem-te-vi, é os autores são o Lalau e a Laurabeatriz...” etc.), cada livro apresentado vai sendo colocado no centro da roda, ao final, o professor convida seus alunos a explorar os livros, folheando, olhando as ilustrações. O professor circula entre os alunos durante essa exploração, lendo para eles o titulo do livro que eles escolheram (“Ah, você escolheu Brasileirinhos”), lendo trechos de poemas para eles e ajudando-os nos cuidados de preservação dos livros.
Segunda Etapa
Uma vez que as atividades permanentes de leitura de poemas estejam integradas no cotidiano da classe, é hora de começar a identificar preferências e criar o repertório de poemas preferido pela classe.
Uma vez por semana, o professor deve organizar uma roda de conversa para falar com as crianças sobre o poema preferido, aquele que fez mais sucesso, foi mais relido a pedido dos alunos... Esse poema, por ser tão querido pela turma, vai ser parte do varal de poemas da classe.
O varal de poemas é uma corda, afixada ao longo das paredes da sala, à altura dos olhos das crianças, em que são pendurados, com pregadores, poemas para apreciação. No caso desse projeto, o varal de poemas tem o intuito de reunir os poemas preferidos dos alunos.
É importante que o professor compartilhe com seus alunos o processo de escrita do poema, registrando em letra bastão o poema preferido da semana, numa cartolina, falando o poema à medida que escreve, com as crianças à sua volta.
A ilustração do poema é um processo que pode e deve ser compartilhado com os alunos.
Então, é importante planejar, também, de que forma isso será feito.
Com o poema escrito e ilustrado em mãos, é hora de pendurá-lo no varal.
Essa atividade deve ser repetida semanalmente.
Os poemas que fazem parte do varal devem ser explorados pelo professor, pelo menos uma vez por semana, também, numa atividade em que este convida seus alunos a rever os poemas que estão ali reunidos e recitá-los coletivamente (“Vocês lembram que nós colocamos o poema Havia”.).
Menino, do Fernando Pessoa, aqui no nosso varal? Vocês lembram como era esse poema? Vamos dizer juntos?”(“)
Terceira etapa
Uma vez que a sala tenha construído um repertório de poemas preferidos – em bem conhecidos, já que fazem parte do varal de poemas da turma – deve-se compartilhar com elas a ideia de montar um CD ou um DVD com esses poemas para presentear os pais, para todo mundo ter em casa, etc. (é importante definir com as crianças quem será o destinatário do CD ou DVD).
Para isso, durante alguns dias, o professor relê os poemas do varal com seus alunos. Depois, pergunta se eles conseguem dizer sozinhos os poemas e grava a fala deles. Para isso, pode usar gravadores de voz, softwares com essa função disponíveis na internet ou no computador da escola, filmadoras etc.
Quarta etapa
Nessa etapa é feita a produção do encarte com a letra dos poemas gravados, ilustrações produzidas pelas crianças, informações sobre autor e livro no qual eles se encontram, informações sobre os autores do CD/DVD: dados da classe e das crianças, um pouco da história do projeto.
Para isso algumas decisões são importantes:
*Digitar os poemas e incluir novas ilustrações das crianças ou digitalizar (scanner) os poemas escritos e ilustrados para o varal?
*O professor escreve, por si só, um pouco da história do projeto para a apresentação do encarte ou compartilha essa escrita com as crianças?
*Haverá encartes “personalizados”, com ilustrações de uma só criança, ou um encarte único, copiado para todos?
Terminado o encarte, é só planejar como será o lançamento do CD/DVD.
6. Avaliação
É fundamental que o projeto seja constantemente avaliado e para nortear essa rotina recomendamos as seguintes observações quanto ao andamento: acompanhamento dos avanços das crianças com relação aos objetivos do projeto; planejamento de intervenções individualizadas e/ou replanejamento; e reajuste das etapas do projeto em função desse processo.



* fonte: Projeto Entorno - Cardápio de Projetos / Fundação Victor Civita 2011

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Temas Interessantes



Médiuns 
Quando as entidades espirituais se apresentam concebe-se o que se conhece como mediunidade. Com a continuação dos trabalhos de desenvolvimento,essas entidades se firmam no subconsciente do médium , surgindo o fenômeno da afinidade espiritual.Quanto mais tempo passar,maior desenvolvimento vai tendo o períspirito do médium, que com o tempo apura as comunicações com seu Falangeiro,que é o trabalhador. A mediunidade se apresenta de várias formas: de incorporação , de vidência , olfativa , auditiva , desdobramento e transporte. Outros fenômenos ocorrem na mediunidade:a consciência,semi-consciência e inconsciência. 
Médium Olfativo-Faculdade de sentir a aproximação do guia ou espírito pelo olfato.É aquele que sente o cheiro de charuto quando se aproxima um caboclo,de cachaça quando é um exú ou o cachimbo, quando for um preto velho, e até mesmo de flores se for este o caso.
Médium Auditivo- A forma mais comum desta faculdade é a Telepatia ou transmissão de pensamentos , emoções ou impressões.É a forma não sensorial relativa ao cérebro ou à parte do cérebro chamado sensório , próprio para transmitir sensações,comunicação entre uma ou mais pessoas.O médium ouve sons , ruídos,etc... 
Médium de Desdobramento-Faculdade de aparecer ao mesmo tempo em dois lugares diferentes.Embora o corpo permaneça vivo num lugar, pode aparecer em outro através da alma que se materializa. 
Médium Olfativo-Faculdade de sentir a aproximação do guia ou espírito pelo olfato.É aquele que sente o cheiro de charuto quando se aproxima um caboclo,de cachaça quando é um exú ou o cachimbo, quando for um preto velho, e até mesmo de flores se for este o caso.
Médium de Transporte-Faculdade de ,através da concentração, transportar-se para outro lugar,isto é,em transe,sua almase afasta do corpo e vai a lugares distantes,nos diz o que está acontecendo,mas não se materializa como os médiuns de desdobramento, permanecendo invisível para os demais. 

 

A Magia dos Aromas 

A Natureza nos presenteia todos os dias com a beleza de suas flores e frutos.Além disso,temos ainda seus perfumes maravilhosos,mas para podermos tirar sua essência mais secreta devemos ter o dom e assim conciliar seus benefícios corporais e espirituais com seus encantos.O simbolismo do banho não é só de purificação , mas de regeneração ,por causa do contato com as forças de transição,que são as mudanças,a destruição e a nova criação.O perfume usado no dia à dia ou em banhos,nos traz uma gama de lembranças, pensamentos, energias que estão impregnados na linguagemdos perfumes ,em suas cores , texturas,etc...
As essências mais usadas são:
Rosas- saúde do corpo e da mente 
Cravo- afasta energias negativas
Patchouli- usado em todas as situações e mental. 
Sândalo e Flor de Laranjeiras - abre caminhos 
Além de muitos outros...
Estes perfumes podem ser utilizados por homens e mulheres, funcionando como um campo de proteção e energia,além de atrativos. Experimente... 

As Águas de Osalá 

As Águas de Osalá anunciam o início do ano de nossa tradição e culto aos Orisás.Nada se faz sem água,já que ela é o maior símbolo de purificação.Nada melhor do que as Lendas de uma cultura para explicar o significado de seus rituais.Por isso, falaremos um pouco sobre a Criação do Mundo de acordo com a tradição Africana."No começo só existia Olorum.Olorum começou a se mexer e de seu movimento,surgiu uma massa de água que era Orisalá.Olorum continuou a se mexer , soltando seu "ofurufu"(hálito)e desse ar,misturado com a água ,surgiu a lama.Da lama nasceu uma bolha Orisalá viu a bolha e admirou sua beleza,soprando sobre ela.Da bolha surgiu a vida :nasceu assim Esú Langui,o primeiro ser criado,que tem como elemento básico a Laterita".Esta Lenda nos fala do universo e da água,elemento primeiro formador de tudo que existe.Por isso tudo no Candomblé começa com a água.Explicamos assim o simbolismo das "Águas de Osalá", que abrem o ano ritual, e também o simbolismo do Osé,dos Banhos de abô e da presença da Água em todos os rituais. Esperamos que este tema tenha esclarecido e acrescentado aos seus espíritos com um dos maiores valores dentro da Cultura Africana. 
Simbologia de alguns procedimentos utilizados nos trabalhos dentro de uma Casa de Santo
Defumação 
Ato de Purificação do ser, o objeto e o ambiente, através da fumaça.Expulsa o negativo, através de aromas,ervas e essências. Utilizado em quase todas as religiões e povos.Quando o defumador se desfaz no ambiente,mistura-se com o éter atmosférico. É sentido pelos espíritos.O aroma desperta certos centros nervosos dos médiuns fazendo que esses centros vibrem de acordo com as irradiações fluidas das entidades.
Instrumentos de Trabalho:
Água -serve para descarregar os maus fluidos.Dependendo de sua procedência, terá um uso distinto. Bebidas-usadas como símbolo de confraternização entre o médium e os guias espirituais.Representa o poder de transformação de um no outro. 
Charutos-é utilizado pelas nossas entidades,não por vício , mas para soprar a fumaça em carater exorcístico. O segredo, sua utilização e o modo como é dirigida , em cada caso , é de conhecimento exclusivo da entidade.
Pemba-representa a escrita astral e sua força esotérica.Tem o poder de abrir e fechar trabalhos de magia e,em forma de pó , purifica ,se lançada ao ar no ambiente. 
Roupa Branca ou de Trabalho- roupa preparada especialmente para o trabalho espiritual,consagrada as entidades , com a finalidade de conservar uma única energia. Representa os antepassados.
Trabalho descalço-representa humildade,facilita a incorporação e uma melhor descarga dos fluidos nocivos,diretamente para a terra. (M.L.) 
O Conceito Yoruba de Orí
Há na teogonia Yoruba um grande número de orixás cultuados . Tantos que não se sabe ao certo seu número exato. Alguns dizem que são 401 e outros 601.O fato é que dentre esses Orisás cultuados,há um em especial que é um dos mais importantes no panteão Yoruba : é Ori (cabeça). Neste caso não se trata puramente da cabeça física visível, mas sim do Ori-Inú (cabeça interior),a nossa cabeça espiritual.O Ori é tido pelos Yorubás como o Deus individual e pessoal de cada pessoa,aquele que lhe está mais próximo,ligados e interessados nos assuntos do seu devoto,mais do que qualquer outro orisá.Há um ditado que diz: "Nada que não tenha sido sancionado pelo Orí,nenhum Orisá será capaz de realizar." Isto é, tudo tem que ser sancionado pelo Orí de cada pessoa para que aquilo possa ser alcançado por ela . Existe a crença dos Yorubas de que mesmo antes de nosso nascimento físico,nós escolhemos os nossos oris no céu,o que implica um conceito de predestinação acreditado pelos Yorubas tradicionais que atribuem os sucessos ou falhas; vida ou morte prema tura; riqueza ou pobreza,etc...como algum dos aspectos já predestinados pela escolha do Orí,antes de sua vinda para a Terra . Existe ainda, uma divindade ( para uns também Orisá Funfun,por outros nem considerado divindade),que molda as cabeças de cada ser humano.Contam as Lendas, que este Orisá adorava vinho de palma e como resultado suas cabeças ,às vezes, saiam mal feitas,tortas ,grandes ou disformes,mal cozida ou cozidas de mais,que refletia na má qualidade das mesmas,influenciando diretamente no sucesso ou falhas na vida dos indivíduos que a escolheu.Os que fizeram boas escolhas estão fadados ao sucesso. Os que escolheram cabeças ruins estão fadados ao insucesso,porém podem ainda consertar os defeitos dela através das obrigações regulares, para poder alcançar uma vida me- lhor.Ifá ,chamado o Eléèrí-ipín(única testemunha da escolha do destino no céu) é que pode dizer se a escolha foi boa ou não e orientar os caminhos a seguir para realizar as necessidades de seu Orí.Sendo assim,o Orí é um tipo de intermediário entre cada ser humano e o Orisá a quem ele cultua.É aquele que está mais interessado no bem estar do seu devoto.É o primeiro a abençoar o homem ,é aquele que,em tempo algum,jamais abandonará o seu devoto.O Yoruba o representa da melhor forma,atra- vés do EBORI. Este é um assunto mais complexo e com seus rituais secreto,por isso deixamos para outra oportunidade. ( T'Ogun)

AS CORES

Na Magia ,as cores são observadas e empregadas sob vários aspectos.Para explicar melhor , vamos aqui relacionar,num pequeno esquema,tudo quanto diz respeito ao simbolismo das cores como se segue:
Alaranjado- é uma cor decorrente da combinação do amarelo e do vermelho.Simboliza a indissolubilidade e a iluminação espiritual.
Amarelo-Esta cor simboliza a revelação Divina da Iniciação
Azul-é  o símbolo da Verdade Divina e Eterna,simbolizando também a castidade,fidelidade e lealdade .
Branco- cor que simboliza a pureza absoluta e que,pela sua excelência,anula todos e quaisquer fluidos nocivos.Além da pureza esta cor representa  também a verdade e a inocência.
Cinza esta é a cor que simboliza a imortalidade do espírito,podendo também  representar o desencarne terrestre e a morte.
Preto- Símbolo do desencarne espiritual
Verde- dentre as três cores fundamentais, o verde é a princip al,pois representa o amor e a verdade.
Vermelho- esta cor representa  as virtudes espirituais e as energias materiais da vida ,bem como a força moral e a alegria.
Rosa-tudo quanto está no oculto é simbolizado por esta cor.Ela representa também o primeiro grau de regeneração na vida terrena.
Violeta ou Roxo-é o símbolo da amizade e irmandade.

PEMBA

A pemba é objeto permanente nos ritos africanos mais antigos que se conhece,fabricada com o pó extraído dos Montes Brancos KABANDA e água do Rio Divino U SIL,é empregada em toso os ritos e cerimônias,festas , reuniões ou solenidades africanas.
Nas tribos de Bacongo e Congos,é usada a pemba sob todos os pretextos quando é declarada a guerra.Os chefes esfregam o corpo todo com a pemba para vencer os inimigos;por ocasião dos casamentos,os noivos são pelos padrinhos esfregados com a pemba para que sejam felizes;o negociante que quer conseguir um bom negócio esfrega um pouco de pemba nas mãos;em questões de amor então, bem grande é a influência da pemba,usando-a as jovens como se fosse o pó de arroz,porque dizem traz felicidade no amor e atrai  aquele a quem se deseja.
Contam as Lendas das Tribos Africanas o seguinte sobre a pemba.
M.Pemba era o nome de uma gentil filha do SOBA LI-U-THAB .Soba , poderoso dono de grande região e exercendo a sua autoridade sobre um grande número de tribos.M.Pemba estava destinada a ser conservada virgem para ser ofertada as divindades da tribo,a contece porém que um jovem estrangeiro  audaz,conseguiu penetrar nos sertões da África, e se enamorou perdidamente de M.Pemba.M.Pemba por sua vez,correspondeu fervorosamente à este amor e durante algum tempo gozaram as delícias que estão reservadas aos que se amam.Porém ,não há bem que sempre dure,o Sobá poderoso foi sabedor deste amor e numa noite de Luar mandou degolar o jovem estrangeiro e mandou que jogassem seu corpo no Rio Sagrado U SIL,para que os crocodilos o devorassem.Não se pode descrever o desespero de M.Pemba e para prova de sua dor esfregava todas as manhãs o seu corpo e rosto com o pó extraído dos Montes Brancos Kabanda e a noite para que seu pai não soubesse dessa sua demonstração de pesar pela morte de seu amante,lavava-se nas margens do rio divino.Assim fez durante algum tempo,porém,um dia  as pessoas de sua tribo e que sabiam desta paixão e que assistiam ao seu banho,viram com assombro que ela elevávasse no espaço ficando em seu lugar uma grande quantidade de massa branca lembrando um tubo.Apavorados correram a contar ao Soba o que viram, este, desesperado quiz mandar degolar à todos, porém ,como eles houvessem passado o pó nas mãos e corpo deixados por ela no rio,notaram que a cólera do Sobá esvaía-se e tornando-se bom não castigando seus servos.Começou a correr a fama das qualidades milagrosas da massa deixada por M.Pemba e com o nome simples de pemba atravessou esta ,muitas gerações chegando até nossos dias prestando grandes benefícios aqueles que dela tem-se utilizado.

Curiosidades da Língua

Grande é  a riqueza e quantidade de palavras herdadas de nossos índios e negros africanos já que a Língua Portuguesa contém 160 mil palavras e o Português falado no Brasil contém 280 mil, fato que o torna a mais rica língua em sinonímia do mundo! Os 120 mil palavras excedentes são por conta das Culturas Africana e Tupi-guarani. Portanto, falamos várias línguas dentro de nosso idioma Oficial , sem nos darmos conta disso. Temos exemplos de palavras da língua Africana e sua influência,além de termos indígenas adotados no nosso dia-à-dia e que não sabemos sequer seu verdadeiro significado na  nossa cultura.
A palavra forró é um dos vocábulos mais fortes. Trata-se de um termo banto, derivado de forrobodó, que quer dizer grande algazarra, grande folia. Agora, dizem tratar-se de uma palavra de origem inglesa, que teria sido introduzida no Brasil pelos americanos durante a Segunda Guerra Mundial. Pois bem, em 1912, antes disso, Chiquinha Gonzaga compôs Forrobodó, que ela classificou como uma peça burlesca e que lhe valeu, algum tempo depois, em 1915, o Prêmio Mambembe. Sendo que Mambembe é também de origem banto, significando medíocre, de má qualidade.
Conheça temas de seu interesse,tais como chakras, aromas, banhos, ecologia, luas, etc... 

Será que Ainda existe Romantismo?

Será que Ainda existe Romantismo?

romancista O romantismo se inicia no Brasil em 1836, quando Gonçalves de Magalhães publica na França a “Niterói“ Revista Brasiliense, e no mesmo ano lança um livro de poesias românticas, intitulada SUSPIROS POÉTICOS E SAUDADES.
Em 1822, D. Pedro I concretiza um movimento que se fazia sentir, de forma mais imediata, desde 1808; a independência do Brasil. A partir deste momento, o novo país necessitava inserir-se no modelo moderno, acompanhando as nações independentes da Europa e América. A imagem do português conquistador deveria ser varrida; há a necessidade de auto-afirmação da Pátria que formava. O ciclo da mineração havia dado condições para que as famílias mais abastadas mandassem seus filhos à Europa, em particular França e Inglaterra, onde buscava soluções para os problemas brasileiros, apesar de não possuir o Brasil a mesma formação social dos países industrializados da Europa, representado pelo binômio burguesia proletariado. A estrutura social brasileira ainda era marcada pelo binômio aristocracia/escravo; o ser “burguês” era mais um estado de espírito, norma de comportamento, do que uma posição econômica e social.
É nesse contexto que encontramos Gonçalves de Magalhães viajando pela Europa. Em 1836, vivendo o momento francês, funda a revista NITERÓI, da qual circularam apenas dois números em Paris. Nela, publica o “Ensino sobre a Historia da Literatura Brasileira”, considerado o nosso primeiro manifesto romântico.
O ano de 1881 é considerado marco final do Romantismo, quando são lançados os primeiros romances de tendência naturalista e realista (O Mulato, de Aluisio Azevedo e Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis), embora desde 1870 já ocorressem manifestações do pensamento realista na Escola de Recife, um movimento liderado por Tobias Barreto.
O Romantismo definiu-se como modismo nas letras universais a partir dos últimos 25 anos do século XVIII. Na Alemanha, em 1774 Goethe publica WERTHER, lançando as bases definitivas do sentimentalismo romântico e o escapismo pelo suicídio; em 1781, Schiller lança OS SALTEADORES, inaugurando a volta ao passado histórico, e mais tarde o drama GUILHERME TELL.
No Brasil, um fato mais importante do Romantismo foi a criação de um novo público, uma que a literatura torna-se mais popular, o que não acontecia com os estilos da época de aracterística clássicas. Surge o romance, forma mais acessível de manifestação literária; o teatro ganha novo impulso, abandonando as formas clássicas. Com a formação dos primeiros cursos universitário em 1827 e com o liberalismo burguês, dois novos elementos da sociedade brasileira representam um mercado consumidor a ser atingido: o estudante e a mulher. Com a vinda da Família Real, a imprensa passa a existir no Brasil e, com ela, os folhetins, que desempenharam importante papel no desenvolvimento do romance romântico.
No prefacio de SUSPIRO POÉTICOS E SAUDADES, Gonçalves Magalhães nos dá uma ótima visão do que era o romantismo para um autor romântico.
Outra característica marcante do Romantismo e verdadeiro cartão de visita de toda a escola foi o sentimentalismo, a valorização dos sentimentos das emoções pessoais, é o mundo interior que conta, o subjetivismo. É à medida que se volta para o eu, para o individualismo, o “pessoalísmo”, perde-se a consciência do todo, do coletivo do social. A constante valorização do eu gera o egocentrismo, os poetas românticos se colocavam como centro do universo. É evidente que daí surge um choque entre a realidade e o seu mundo. E a derrota inevitável do eu leva a um estado de frustração e tédio.
Abraços do Benito Pepe
Texto compilado e enviado por JM Dias.
Fonte: LITERATURA BRASILEIRA DE JOSÉ DE NICOLA

O Ser Humano e os sub-humanos (ou “humanóides”)

Artigos, Assuntos da Atualidade, Papo Geral, Reflexões Add comments Quando faço uma caminhada pelas ruas da cidade observo as coisas e as pessoas… Se você fizer uma caminhada tranquilamente, sem estar com um fone de ouvido distraindo-se com músicas ou portando outros aparatos alienantes, você perceberá as coisas e os movimentos à sua volta através de “outros olhos”. Um dia desses estava caminhando e observava seres semelhantes aos humanos. Usavam roupas, embora maltrapilhas, pareciam murmurar sons como os humanos, caminhavam como os humanos, em fim pareciam-se com os humanos…
No entanto possuíam, ou melhor, não possuíam algo que os re-tirava dos critérios e atributos para serem considerados e classificados como um animal racional e social chamado Ser Humano ou Homo sapiens. Percebi claramente que seus pensamentos eram aniquilados pela sua fragilidade alimentar, social e provavelmente ambiental. Esse animal era diferente do animal homem. Esse animal, embora em uma primeira vista desatenta, pareceria para a maioria dos mortais “racionais” como seu semelhante, mas ele certamente não é um homem.

Como pode um ser vivo que está se alimentando em uma lata de lixo, tomando em suas mãos, embora com polegar opositor, um pouco de macarrão espaguete e o abocanhando como se fosse um “saboroso” alimento, exatamente aquele alimento que fora eliminado por um ser humano… Como esse “animal” pode ser considerado da mesma espécie?…





“Os seres humanos são animais mamíferos, bípedes, que se distinguem dos outros mamíferos, como a baleia, ou bípedes, como a galinha principalmente por duas características: o telencéfalo altamente desenvolvido e o polegar opositor. O telencéfalo altamente desenvolvido permite aos seres humanos armazenar informações, relacioná-las, processá-las e entendê-las. O polegar opositor permite aos seres humanos o movimento de pinça dos dedos o que, por sua vez, permite a manipulação de precisão.”

(Trecho extraído do filme: Ilha das Flores)


O homem é um Animal Racional e Social por natureza, mas aquela espécie não pode ser racional e nem social. Não há como um ser, que sobrevive não sei como, provavelmente por milagre, pela graça de Deus (?). Não sei… Como consegue este “animal” pensar? Ele pode pensar? Será que ele consegue desenvolver alguma linguagem racional e lógica? Será que ele vive em sociedade como nós concebemos? Não me refiro a sociedades “simples” e puras como fazem todos os demais animais irracionais, digo sociedade dos humanos. Será?

Não consigo imaginar um homem com muita fome e bem cansado, fazendo uma prova de vestibular, por exemplo. Acho que ele certamente erraria muitas questões que em outras condições, descansado e alimentado não erraria. Salvando as proporções extremas, pense agora em um ser vivo que sobrevive se alimentando em latas de lixo, dormindo nas ruas ou em barracos desprovidos de qualquer infra-estrutura básica de saúde. E isso por toda a sua vida, imagine que esse ser vivo nunca foi a uma escola, nunca trabalhou em condições “normais” a não ser como um “burro de carga” ou outra força animal tais como as outras utilizadas pelo homem há tempos imemoriais. Será que esse animal teria condição de pensar como nós homens ditos racionais?

Acho que não! Certamente qualquer um com fome não desenvolve seu pensamento calmo, pautado na razão e com critérios equilibrados entre a razão e a emoção (ou instinto). Certamente o instinto aflora muito mais nesses sub-humanos. Esta é uma espécie que se encontra entre os homens racionais e os animais irracionais. Esses sub-humanos aparentam-se muito conosco, mas não são um dos nossos; vivem como os animais irracionais, mas não são um deles. Esta espécie é particular, deveria ter a sua própria nomenclatura, é uma das espécies que apesar de todos os contratempos, não está em extinção, pelo contrário cresce muito no Planeta Terra.

Os sub-humanos (ou humanóides) podem ser encontrados em todos os lugares, não é “privilégio” dos países pobres não. Em muitas cidades de países em desenvolvimento, e até em muitos países ditos de primeiro mundo, se encontram membros dessa espécie. É claro que nos países pobres e em muitas regiões paupérrimas essa espécie abunda.

Há um bom tempo que penso sobre a “maravilha” que é a espécie humana. Nós somos os únicos animais que pensamos como pensamos. Pensamos a vida e a morte, pensamos por que pensamos e como pensamos, pensamos o pensamento…  Através da filosofia por exemplo, somos amantes do “conhecimento”. Modificamos o Planeta de uma maneira que nenhuma outra espécie que já tenha habitado aqui o fez. Transformamos a natureza e, não contentes com a força animal – a primeira energia utiliza e explorada por nós seres humanos racionais – fomos usar o carvão como energia. Agora desenterramos “fósseis” e restos de animais e vegetais que transformados em petróleo é uma de nossas energias mais exploradas e conturbadas no mundo. Não contente com tudo isso, estamos “manipulando” os átomos e “criando” a Energia a partir das usinas Nucleares (energia atômica).

No início de nossa exploração energética, o resíduo da energia era o estrume dos animais de força. Agora o “estrume” é outro… É uma bomba atômica em Hiroshima, outra em Nagasaki, um acidente em Chernobil outro em Fukushima.

Os seres humanos são realmente bem diferentes dos outros animais, nenhuma outra espécie pensa como nós, vive como nós, e pensa a morte como nós. Todavia há espécies que viveram durante muitos milhões de anos no planeta. Os dinossauros, por exemplo, estiveram aqui por pelo menos 135 milhões de anos, e provavelmente ainda há algumas espécies descendentes desses grupos sobrevivendo até os nossos dias. Nós, pobres mortais “racionais e sociais”, estamos aqui há apenas uns dois milhões de anos e parece que já queremos ir embora.

A espécie dos Sub-humanos (ou humanóides) “pensam” diferentemente de nós, não são homens nem são animais. Eles estão crescendo muito no planeta, será que eles serão os nossos substitutos? Nós substituímos espécies de mamíferos não pensantes, no entanto parece que agora estamos criando uma nova espécie não pensante. Será que é isso que queremos?

Abraços do Benito Pepe

 

Como ser um bom pai

Como ser um bom pai: prepare seus filhos para a idade adulta
Por: Teresa Carvalho

Eu costumava dizer aos meus filhos "Consiga um elefante para você. As pessoas erguerão os olhos para você." O que eu queria dizer era que as crianças devem fazer coisas que são difíceis de fazer. Alguns pais, na verdade, desencorajam seus filhos de fazer o que seria benéfico para eles. É uma forma de protecionismo que põe entraves ao crescimento.

Quando criança, eu era bastante livre. Podia fazer quase tudo que queria. Havia duas coisas que eu não podia fazer. A primeira era que eu não podia entregar nem vender jornais. Eu podia ganhar dinheiro de qualquer maneira que fosse, mas entregar jornais não era uma delas. Eu entregava documentos praticamente todos os dias com meus amigos, mas eles faziam os trajetos de entrega de jornais, não eu. O único dia em que vendi jornais na rua foi o Dia da Vitória no Japão. Ganhei U$13,50. Meus bolsos estavam tão cheios de moedas, que tive dificuldades em entrar no ônibus para ir para casa.

A segunda coisa que eu não podia fazer era jogar futebol no time da escola. Eu podia jogar todo o futebol de contato que quisesse, com meus amigos após a escola. Não tínhamos ombreiras nem nenhum outro equipamento de proteção. No final da temporada, meus joelhos tinham virado mingau. Mas eu não podia jogar onde tivesse alguma proteção. Meus pais estavam sendo cruéis? Não. Minha mãe era qualquer coisa, menos cruel.

Nós vivíamos na Depressão. Algumas vezes, as crianças não lidavam cuidadosamente o suficiente com o dinheiro da entrega de jornais, ou os assinantes não pagavam suas contas. Então, as famílias tinham que arcar com as contas dos jornais, e o ganho era pouco ou nenhum.

Quanto a vender jornais na rua, o problema era que minhas primas vendiam jornais na rua e minha tia as fazia sair correndo de casa assim que chegavam da escola, para irem à cidade vender jornais. Minha mãe dizia "Ela nem ao menos as deixa pegar alguma coisa para comer.". Minha mãe protegia-me daquele mundo de lutas.

A Depressão era parte do motivo pelo qual eu não tinha permissão para jogar futebol. Se eu me machucasse, como meus pais pagariam por cuidados médicos e hospital? Minha irmã fez 13 operações (pelo que me lembro), e ela recebia cuidados do Primary Children's Hospital ou do Shiner's Hospital, e ela podia se candidatar ao tratamento. (Minha irmã teve poliomelite aos três anos de idade, e faleceu aos dezenove). Mas, e ferimentos originados na prática de esporte? Quem pagaria por isto?

O ponto que estou tentando apresentar é que os pais devem tomar decisões, e às vezes estas decisões afetam o crescimento potencial dos filhos. Isto é simplesmente parte da vida.


•Quando você deveria começar a preparar seus filhos para uma profissão? Ontem seria bom. Nenhuma idade é "jovem demais" para começar a encaminhar uma criança para os seus talentos profissionais, e para uma carreira. Ensinei meus filhos a seguirem estes três passos para escolherem uma profissão:
•Assegure-se de que a profissão é de difícil treinamento e preparação, para reduzir boa parte da competição, e elevar a importância e necessidade de seus serviços. Nem todos podem se tornar especialistas em Mecânica Quântica ou Física do Estado Sólido. Quanto mais difícil for a sua profissão, mais você será apreciado pela sociedade e pelo mundo dos negócios.
•Tenha certeza de que a profissão que você escolheu é algo de que gosta. Não há motivo para viver uma vida de escravidão. Você deve querer ir trabalhar, todos os dias. Algumas pessoas gostam de trabalhos físicos que requerem bastante esforço, outras gostam de fazer coisas, outras gostam de ponderar sobre o universo. O que quer que seja, tenha certeza de que você gosta.
•Faça coisas que ajudem outras pessoas, para que você se sinta realizado em seu trabalho. Há muitas maneiras de ajudar pessoas. Você não precisa ser um policial, um bombeiro, um médico ou uma enfermeira, etc. Se estiver tornando nelhor a vida de alguém, você se sentirá feliz em seu trabalho. Um agente funerário pode ser feliz? Alguns são, porque estão ajudando famílias que estão em luto. Outros, deixam a profissão por causa do estresse. Todas as pessoas devem avaliar seus próprios desejos e habilidades, certo?
Então, como as suas crianças se saíram depois de seguirem seu conselho? Você está falando comigo, prezado leitor? Eis o balanço: dois médicos, um veterinário, um promotor de justiça, e uma fotógrafa. Os meninos são Escoteiros e serviram em igrejas missionárias estrangeiras. Nosso genro e nossas quatro noras são do mesmo calibre. O semelhante atrai o semelhante.

•Ensine seus filhos em casa. Não estou falando de estudar em casa, embora meu filho e minha nora aqui em Idaho tenham escolhido este caminho para seus treze filhos. Estou falando de tirar tempo para ensinar seus filhos, estejam eles indo a uma escola pública ou particular. O que você deveria ensinar a eles? Eu farei uma pequena lista:
•Moralidade, Ética e Conduta Pessoal. Viver com sucesso significa que os cidadãos devem conduzir-se adequadamente nos negócios, escola, igreja, no lazer e nos esportes, etc. Sim, seus filhos também aprendem sobre moralidade na escola, na igreja, etc. Eles estão escutando?
•Como ler. Ler é a habilidade básica da aprendizagem. Você deve fazer seus filhos lerem para você, até estar convicto de que eles estão lendo com excelentes habilidades de leitura e compreensão. Você deve ler para os pequenos, e em todas as reuniões de família.
•Saúde pessoal e higiene. Nem deveria ser necessário dizer que as crianças devem aprender a se manterem limpas e saudáveis. Elas devem aprender a manter seu quarto limpo e arrumado.
•Escrever. Meu terceiro filho queria escrever antes de aprender a ler. Eu estava sempre escrevendo, especialmente durante os invernos do Iwoa. E as crianças achavam que escrever devia ser divertido. Assim, como meu filho pôde superar o seu desejo de escrever? Fácil! Ele ditava para mim, e eu datilografava suas observações. Nós ainda temos os seus escritos sobre formigas e outros bichos. São uma preciosidade. Às vezes, eu escrevo poesias: incentive seus filhos a tentarem. Quem sabe, você pode ter um poeta nato vivendo com você. Meus filhos são ótimos poetas, muito melhores do que eu. Para mim, isto é muito bom.
•Arte. Eu comecei a pintar quando meus filhos ainda eram pequenos. Queria ver se eles tinham talento para arte. Minha filha é uma fotógrafa profissional, e meu filho neurocirurgião também pinta. Você tem um pequeno Rembrandt em casa? A propósito, os talentos artísticos, mesmo os mais raquíticos, como o meu, podem ser desenvolvidos. Eu jamais recebi treinamento formal em arte, então no ano passado assinei um curso de três anos por correspondência. Minha média tem sido acima de 8.0. Sei que já tenho 75 anos. Aprender é um processo eterno, não é?
•Trabalhos manuais. Se você tem uma habilidade especial, não deixe desaparecer da família. Ensine-a aos seus filhos. Minha esposa ensinou minha filha a fazer crochê, tricô e a costurar, a partir dos seus quatro anos de idade, a mesma idade em que eu comecei a ensinar meus filhos a jogar xadrez. Você sabe consertar um relógio? Pode vencer seu filho de 10 anos no xadrez? (Nem tente!)
•Música. Novamente, eu tenho pouco talento para música. Minha herança galesa deixou-me o amor pela música, mas esqueceu-se de deixar também o que é realmente importante. Mas nossos filhos têm talento, assim como nossos netos. Sempre tivemos música em casa. Eu dedilhava meu velho violão, e cantava canções de blues. Nós não tínhamos de dizer a nossos filhos para tocarem na orquestra ou na banda da escola. Eles simplesmente o faziam. Nós garantíamos que eles pudessem ter aulas particulares do instrumento que escolhessem. Meu filho veterinário é maluco por flautas, e vende flautas em sua Loja de Flautas Irlandesas na Internet. Sim, ele tem uma banda na família e seus filhos têm vozes maravilhosas para cantar, e ótimo talento instrumental. Quantos instrumentos meu filho toca? Ele toca qualquer instrumento, e a maioria de seus filhos toca três ou quatro.
•História da família. A América é uma miscelânea de indivíduos transbordados e desgarrados de outras nações. Somente os nativos americanos podem verdadeiramente reclamar uma herança americana. O resto de nós deve buscar suas raízes em outros países. Sua família é de origem exclusivamente brasileira, ou há outras nacionalidades em sua composição? O que você sabe sobre este assunto? Tem algum documento, fotos ou objetos antigos relacionados a suas origens? Onde as gerações anteriores moraram, o que faziam? Sua família tem uma herança, um legado. Conheça qual é este legado (se você ainda não sabe), e ensine-os aos seus filhos.
Eu estive digitando dados do Censo de 1900 dos Estados Unidos nos registros do site FamilySearchIndex.org, para que os pesquisadores das famílias possam encontrar as informações do censo sem ter que pesquisar os próprios registros do censo. Eu aprendo muito, atualizando estes registros. Se eu vejo uma mulher que teve 12 filhos, mas apenas 2 estão vivos, e eu sei que ela imigrou para os Estados Unidos em um determinado ano, e que os dois que estão vivos nasceram nos Estados Unidos, posso presumir que as outras crianças morreram durante a Grande Fome da Batata na Irlanda (1845-1851). Quando vejo viúvas de uma certa idade, posso presumir que seus maridos morreram durante a Guerra Civil. Quando vejo um viúvo com crianças muito pequeninas, posso presumir que a mãe morreu no parto.

Meus avós moraram durante muito tempo em nossa casa. Deles, eu consegui encontrar algumas ligações com o passado. Meu avô paterno foi para as minas de Wales aos nove anos de idade, depois de jogar sua lousa e atingir a cabeça do mestre-escola na cabeça depois de o mestre-escola ter batido nele. A queda do prato foi seguida pela ação de vovô Jones jogar pedras nas janelas do prédio da escola. Minha avó materna nasceu prematuramente. O médico disse que ele logo iria morrer. Sua mãe a colocou em um pote de açúcar (eram bem grandes no sul de Wales), e então dentro de uma caixa de sapatos. Primeiro, ela foi alimentada com leite materno através de um conta-gotas. Minha avó tinha apenas 1,26 m de altura. Eu sempre pensei que ela era pequena assim por ter nascido prematura. Então, lembrei-me que sua irmã era idêntica em constituição e aparência. Elas eram como gêmeas. A sua altura não tinha nada a ver com ter nascido prematura.

A informação que você compartilha com seus filhos dá continuidade à rica tradição oral de sua família.

•Faça atividades em família. Há uma lista de atividades de família, com descrições sobre como planejá-las, em meu site: HomeChurchInternational. Isto não é uma igreja, ou o site de alguma igreja. É apenas um site onde coloco Lições Para a Vida para serem ensinadas em casa, historinhas para crianças, e atividades de família.
•História. Você poderia fazer um passeio em família, ao local onde seu avô se estabeleceu em 1908. Minha esposa e eu fomos de carro até Ten Mile Pass aqui em Idaho, onde meu pai e seu avô passaram fome até quase a morte, enquanto permaneciam em uma propriedade onde estavam reivindicando assentamento no início dos anos de 1900. Minha van saiu da estrada quando o aterro cedeu, e tivemos que ser rebocados. Um rancheiro disse-me, enquanto olhava para minha van caída ao lado da estrada: "Há dois tipos de pessoas por aqui; as que já saíram da estrada, e as que vão sair da estrada.". Na verdade, eu perdi o chão quando tentava ler um sinal da linha férrea do Oregon. Quando o caminhão reboque chegou, o motorista removeu a areia de debaixo da van, e conduziu-a até a verdadeura linha férrea do Oregon. Então, eu segui a linha férrea do Oregon até o ponto onde pude voltar para a estrada. Enquanto esperávamos pelo caminhão reboque, conversamos com um rancheiro e sua esposa, e ficamos sabendo que o gado não podia ser criado naquela região durante o inverno. O rancheiro levava o seu gado para as American Falls todos os outonos. Então, o que meu avô e meu pai estavam tentando fazer em Ten Mile Pass? Você adivinhou!
•Recreação. Quando eu ainda era criança, meu avô ensinou-me a jogar um jogo americano de índios. Ele o ensinou a nossos filhos, também. As crianças precisam de diversão, então leve-as para nadar em um lago nas montanhas. Mas, lembre-se de utilizar precauções de segurança.
•Visitas a museus. Há muitos museus que permitem às crianças tocarem em ossos velhos e outros objetos, além de testar as suas habilidades.
•Deixe-os explorarem. Há muitas coisas que você pode fazer com sua família para estimular interesses e criar lembranças de bons momentos juntos. O que você vai fazer na semana que vem? Ah, o planetário! Que idéia ótima! Pensei que você ia tirar fotografias dos patinhos no lago.
•Faça uma reunião de família, semanalmente. E o que você faz nesta reunião? Sugiro que os seguintes assuntos sejam tratados, de maneira casual e amigável:
•A programação da família para a semana. Quem estará onde, e quando? Há um jogo de futebol importante a que toda a família gostaria de ir? O que está acontecendo na igreja? Há eventos dos escoteiros? O que está acontecendo na comunidade? Quem precisa do que, e quando, para ir a eventos importantes? (Está bem, o que eu quero dizer é: quem fica com as chaves do carro?)
•Planeje as atividades em família. Há alguma atividade especial da família nos próximos dias, semanas ou meses? Quem estará fazendo o que, e quando? Não esqueça os projetos de ação voluntária, comunitária ou de vizinhança da família. A família poderia pintar a varanda da vizinha que é viúva, tirar as ervas daninhas ou cortar a grama em seu jardim, consertar a cerca para ela, convidá-la para jantar, dar-lhe um pouco de atenção (talvez um abraço, ou conversar sobre um assunto interessante), cuidar do cachorro (dar banho, levar para tosa ou ao veterinário), remover a neve em frente a sua casa (ou varrer ou lavar a calçada), ou levar flores para ela em seu aniversário?
•Uma lição de ética, religião, história ou relacionada a algum interesse especial da família. Este lição deve ser transmitida a cada semana por um membro diferente da família. As crianças bem pequenas podem apresentar uma mini-lição após a lição principal. Partes da lição devem ser adaptadas para os pequenos. Você pode usar minhas Lições Para a Vida, em meu site quase desconhecido: HomeChurchInternational. Eu organizei o site para ensino em casa, ou longe de casa, para aqueles que não podem ir à igreja por motivos especiais. Algumas lições dão referências bíblicas, mas o site é estritamente não confessional. Exceto por algumas lições, sempre há uma história para as crianças pequenas. Eu também incluí uma lista de atividades que você pode usar como um guia para as suas próprias atividades.
•Jogos e diversão. Você sabe o que dizem? "Família que se diverte unida, permanece unida." Ou seria "Família que reza unida, permanece unida"? Ah, faça os dois!
•Hora da guloseima. Quem vai fazer a sobremesa desta vez? O que? Seus filhos não sabem cozinhar? Eles sabem lavar a louça, usar um liquidificador, a máquina de lavar roupa ou a máquina de lavar louça?
Você não deveria sondar a mente de seus filhos para determinar quais são os seus interesses e talentos especiais? Você não deveria ensiná-los a trabalhar duro, divertir-se muito e aproveitar a vida? Você não deveria orientá-los a prestar serviços comunitários? Você deve preparar os seus filhos para a vida.