Marcadores

Alfabetização (52) Alfabeto (10) Alphabet (1) Amizade (17) AMOR (17) Ano Novo (2) Arte (37) Artigos (3) Árvore (1) Atividades (5) Atividades projeto (18) Atividades Projeto Festas Juninas (2) Atividades projeto Natal (18) Atividades projeto Páscoa (22) Atualidades (1) Avaliação (1) Avaliação e recuperação (1) Bailarina (2) Biografias (2) bloggs ... (1) Bonequinhas de vestir (3) Brasil (2) Brincadeiras (4) CALENDÁRIO 2010 (1) Calendário 2011 (2) Cartazes Pedagógicos (5) Charadas Matemáticas (1) charge (1) Cliparts (1) COLORIR (1) Comentários (2) Concurso (1) CONCURSOS (2) Contos (3) Contrato professores RS (1) Coordenação Motora (1) Crônicas (42) Crônicas Arnaldo Jabor (2) Crônicas Infantis (4) Culinária/Receitas (30) Cultura (2) Cultura e qualidade de vida (2) Cultura surda (1) Curiosidades (13) Cutes (1) cutes ... (1) Datas Comemorativas (13) Datas Comemorativas 2011 (2) desenhos (2) Desenvolvimento (1) Dia do Trabalho (1) DIA DOS PAIS (3) Dicas de beleza (2) Dicas de filmes/livros ... (5) Dicas de filmes/livros/músicas... (2) Dinâmicas (2) Dr Dráuzio Varella (5) E V A (1) Educação (99) Educação Infantil (10) Emoções (1) ENEM (2) Ensino Fundamental (1) Ensino Religioso (5) Ervas e Especiarias. (1) Ervas e Temperos (2) Escola (5) ESPECIAL (1) Especiarias (2) Estações Ano (1) Estações do Ano (1) Estado RS (2) Ética (2) EVA (1) Fábulas (2) Família (21) Filhos (9) Filmes recomendados (1) Flores (7) Frases (17) Frases Engraçadas (1) GERAL (4) giffs (1) Gincana (1) Higiene e saúde (5) História (1) Histórias Infantis (53) Historinhas Infantis (10) Homenagem (19) Homenagem ao Pai (2) Humor (6) Imagens (6) Imagens Natal (1) Inclusão (9) Indisciplina (6) Inglês (2) John Lennon (1) Leitura (1) Lendas (1) Letras Músicas (1) Libras (1) Links Infantis (1) Literatura Infantil (7) Livro Infantil (1) Livros (1) Livros de 2010 (1) Logosofia (14) Luto (2) MAGISTÉRIO (2) Martha Medeiros (1) Máscaras (2) Meio Ambiente (6) Mensagem (25) Mensagem para a minha mãe (1) Mensagens (6) Mensagens de Natal (1) Mensagens FIlhos (1) Metáforas (5) Misturas Especiais (1) Moldes (4) Mulher (1) Música (2) Música Gospel (1) Músicas (4) Natal (29) Natal ... (1) Notícias (11) Numbers (1) Numerais (8) Números (5) Orações (2) Ortografia (4) Pai (1) Papai Noel (2) Parábolas (1) Parábolas/Fábulas (4) PEÇA DE TEATRO (15) Piadas (1) Piadas Infantis (7) PLANEJAMENTO DE PROJETOS SEMANAIS (1) Plantio (2) poesia (1) POESIA DE AMOR (15) Poesias (31) POESIAS/PENSAMENTOS (4) Poesias/Poemas (8) Precatórios (1) Preconceito (1) PRIMAVERA (1) Produção de Textos (2) Projeto (5) Projeto Água (1) Projeto Alimentação (1) Projeto Circo (1) Projeto Dia do Trabalho (1) Projeto Folclore (2) Projeto Índio (1) Projeto Mães (3) PROJETO ORAÇÕES (1) Projeto Outono (7) Projeto Pais (2) Projeto Primavera (5) Projetos (85) Projetos 2010 (1) Projetos 2011 (5) Provérbios (15) RBS (1) Receitas (1) Redção para vestibular (1) Relatos (1) Relax (2) Religião (9) Reportagens (24) Ruth Rocha (1) Saudade (1) Saúde (16) Setembro (1) Sexta feira santa (1) Signos do Zodíaco (1) Sites (3) Sugestões (2) Tchau (1) Teatro (1) Temas atuais (3) Tempero (1) Tempo (1) Texto (12) Texto Gasparetto (9) Texto reflexivo (34) Textos Gasparetto (1) Textos Infantis (8) Textos Motivacionais (23) Textos Rubem Alves (1) Truques Domésticos (10) Valores (4) Valores/Virtudes (8) Vegetais Desidratados (1) Vinho (1) Vulcão Puyehue (1)

quarta-feira, 6 de abril de 2011

O Super João

                                        
Texto teatral infanto-juvenil de André Faxas - Janeiro de 1994
Registrado no EDA da BN-RJ sob o nº 91.161 livro 124 folha 453 e na Sbat
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Dica: Para salvar a peça em formato word (doc), clique em editar, selecionar tudo, até todo o texto coberto com a cor preta. Dê um clique com o botão do mouse da direita, selecione “recortar”, abra o word (documento em branco), clique novamente com o botão do mouse da direita, logo após selecione “colar”. Clique em “colar”, que todo o texto será transferido para o word. Clique novamente em “salvar como”, digite o nome do arquivo e edite conforme o seu gosto.
CONTATOS COM O AUTOR
telefones: (21) 2799.5319 / 8612.1798
PERSONAGENS:
 
JOÃO/JOSÉ/ SUPER-JOÃO – O herói. João, o nordestino sofrido que vai para Brasília lutar contra o corrupto TT Farinha. Usa o nome falso de José, para despistar TT. Ao comer a rapadura mágica, transforma-se no Super-João.
SEVERININHA- Esposa de João, mulher forte e humilde.
TT FARINHA- O vilão. Corrupto e cruel.
AGNOBERTO- O assessor de TT. Bajulador, figura idiota e engraçada.
BRASILEIRINHO- Figura que representa o povo brasileiro. Humilde e sofrido.
 
Primeiro ato
CENÁRIO 1 – SERTÃO NORDESTINO
MÚSICA NORDESTINA
(SURGEM JOÃO E SEVERININHA, RETIRANTES DA SECA)
JOÃO- É mulher... A gente não tem sorte mesmo. Há muito tempo que não chove por essas bandas. Não tem emprego, dinheiro, comida e a cada dia que passa, pior fica.
SEVERININHA- Não podemos titubear. Temos que lutar, pois sei que um dia tudo vai mudar.
JOÃO- Tudo vai mudar, Severininha ? Eu ouço isso há tanto tempo, que já estou sem esperança. Nada muda: nem chuva cai, nem dinheiro tem, nem comida para comer. E o pior: lá nas grandes cidades, tem gente que joga água fora, comida fora...
SEVERININHA- É meu João, só um Super-Homem para dar um jeito nesse país.
JOÃO- E você acha que existe um super-herói brasileiro ? Aqui tem muito é bandido, isso sim. Super-homem é coisa de televisão, de americano. O jeito, Severininha, é a gente ir para Brasília tentar a vida lá.
SEVERININHA- Parece que você é burro, homem. Não lê jornal, não ? Brasília está cheia de gente igual a nós e que foi pra lá com o mesmo desejo. E sabe onde estão morando agora ? Embaixo da ponte ou então nos presídios.
JOÃO- E o que a gente vai fazer então, mulher ?
(NESSE INSTANTE, HÁ UM EFEITO DE ÁUDIO, SIMULANDO UM TERREMOTO, UMA GRANDE EXPLOSÃO) (ASSUSTADOS, JOÃO E SEVERININHA CAEM NO CHÃO. APÓS O ESTRONDO, SURGE UMA VOZ GRAVE NO ÁUDIO)
ÁUDIO – João ! João ! Estávamos esperando você há muito tempo. O país anda muito mal, João. Muita corrupção, injustiça e fome. Alguém tem que dar um jeito nisso e o homem certo é você, João. Ao comer um pedaço dessa rapadura mágica, (JOGA-SE UM PEDAÇO DE RAPADURA NO PALCO) você terá mil vezes mais forças que tem e mil vezes mais inteligência que tem. Mas não se esqueça: você só terá essa rapadura. Quando ela acabar, seus poderes se acabarão também. Você irá enfrentar o pior dos bandidos do país: TT Farinha. Não esqueça o nome dele: TT Farinha. Ele é ladrão, covarde e sagaz. E tem a única coisa capaz de destruir os seus poderes: o dólar. Não se esqueça, o dólar é a única coisa capaz de te destruir. Agora, coma a rapadura, vá para Brasília e destrua o poder diabólico de TT. Transforme-se no Super-João !
(NESSE INSTANTE, EFETUA-SE A TRANSFORMAÇÃO DE JOÃO EM SUPER-JOÃO. ELE TIRA A ROUPA DE SERTANEJO E SURGE SOB A MESMA O FIGURINO DO SUPER- JOÃO. EXECUTA-SE EM ÁUDIO A MÚSICA TEMA DO ESPETÁCULO. SUPER-JOÃO FAZ GESTOS ENGRAÇADOS E SIMULA UM “VÔO” PARA BRASÍLIA, COM SEVERININHA ABRAÇADA ÀS SUA COSTAS) (SAEM DE CENA)

SEGUNDO ATO

CENÁRIO 1: FACHADA DO CONGRESSO NACIONAL
CENÁRIO 2: BANCO e SUPER-MERCADO
(MÚSICA) (ENTRAM TT FARINHA E AGNOBERTO)(DIRIGEM-SE AO PÚBLICO)
TT- Sabem quem eu sou, criançada boba ? Sou TT Farinha, o maior corrupto do Brasil ! Aplausos para mim !
AGNOBERTO- O maior ! O maior !
TT- Cale a boca, Agnoberto ! Seu puxa-saco !
AGNOBERTO- Claro, chefinho. O senhor é quem manda...
TT- Vou acabar de vez com todos os pobres que existem na face da terra. Aliás, eu detesto pobre. E ninguém será capaz de me destruir, ninguém !
AGNOBERTO- Ninguém ! Ninguém !
TT- Cale a boca, Agnoberto ! Seu paspalhão !
AGNOBERTO- Claro, TT. Agnoberto é paspalhão...
TT- Vou pôr em prática o meu plano infalível para acabar de vez com esse país chamado Brasil. O meu alvo principal será um homem chamado Brasileirinho. Ele representa o povo brasileiro e se eu destruí-lo, terei destruído todo o país também. Brasileirinho é pobre, desempregado, burro e desesperançado.
(NESSE INSTANTE, ENTRA EM CENA BRASILEIRINHO: HOMEM TRISTE, HUMILDE E CABISBAIXO)
AGNOBERTO (IMITANDO TT) – Pobre, desempregado, burro e desesperançado.
TT- Cale a boca, Agnoberto ! Não repita o que eu digo !
AGNOBERTO- Claro, chefinho. Agnoberto não repete.
TT- Então vamos ao plano número 1, para acabar com o Brasileirinho. Ele vai tentar receber naquele Banco, o seu auxílio-desemprego...
AGNOBERTO- O quê é isso, TT ?
TT (IRRITADO) – Idiota ! Auxílio-desemprego é o dinheiro que você recebe quando perde o emprego. (BRASILEIRINHO CAMINHA NA DIREÇÃO DO BANCO) O quê eu vou fazer então ? Vou roubar todo o dinheiro da previdência social e o Brasileirinho não vai receber nada ! (RIEM)
AGNOBERTO- Claro, chefinho ! Brasileirinho não recebe nada !
TT (APONTANDO PARA UMA MÁQUINA CHAMADA ROUBÔMETRO, QUE ESTARÁ SOBRE UMA MESA) – Idiota ! Aperte o botão do nosso Roubômetro e roube a Previdência Social !
AGNOBERTO (DIRIGINDO-SE AO ROUBÔMETRO) – Claro, TT. (AGNOBERTO APERTA OS BOTÕES – EFEITO DE ÁUDIO – NO MESMO ÁUDIO, OUVE-SE UMA VOZ QUE DIZ A BRASILEIRINHO: - Não tem dinheiro. Só mês que vem... ) (BRASILEIRINHO DECEPCIONA-SE E SAI DE CENA)(TT E AGNOBERTO DELIRAM)
AGNOBERTO- Muito bem, TT ! Você venceu !
TT- Eu venci ! Aplausos para mim ! Agora vou dar umas voltas de jet-ski para relaxar. Depois, eu volto para traçar outros planos e acabar de vez com esse Brasileirinho.
AGNOBERTO- Vamos, chefinho ? Vamos andar de jet-ski ?
TT (ABORRECIDO)- Eu vou andar de jet-ski ! E você, Agnoberto, vai plantar batatas !
AGNOBERTO- Claro, TT. Agnoberto vai plantar batatas !
(SAEM DE CENA ATRAPALHADAMENTE. PELO LADO OPOSTO DO PALCO, ENTRAM JOÃO E SEVERININHA, ENCANTADOS COM A GRANDIOSIDADE DA CIDADE)
JOÃO- Mas que mundão bonito, mulher ! Nunca vi isso em toda a minha vida.
SEVERININHA- Deixe de bobeira, João. Nós viemos aqui para acabar com as maldades de TT. Aliás, você viu o que aquele cabra-da-peste fez com o Brasileirinho ? Roubou o dinheiro da tal da Previdência Social e deixou aquele infeliz sem dinheiro para sustentar a família dele.
JOÃO- Será que eu vou conseguir derrotá-lo, Severininha ? Ele é muito forte.
SEVERININHA- Acho que a gente tem que fingir que somos amigos dele. Assim será mais fácil destruí-lo.
JOÃO- Você tem razão, Severininha. Assim poderemos saber quando ele vai agir contra o Brasileirinho, impedindo assim que ele faça as suas maldades. Eu só estou com medo de uma coisa: será que os poderes da rapadura funcionam mesmo ?
SEVERININHA- Claro, João. Você não ouviu o homem da voz falando ?
(VOLTAM TT E AGNOBERTO. SURPREENDEM-SE COM AS PRESENÇAS DE JOÃO E SEVERININHA)
TT- Quem são vocês ? O quê fazem aqui, seus intrujões ?
JOÃO- Eu sou Jo... (SEVERININHA INTERROMPE)
SEVERININHA- José, seu TT. Eu sou Severininha, esposa dele. Nós estamos querendo emprego, seu TT.
JOÃO- Verdade, seu TT. Nós estamos vindo do Nordeste, fugindo da seca e da fome.
TT (CAÇOANDO) – Nordeste ? Seca ? Fome ? Emprego ? (GARGALHA) (DEPOIS SE ABORRECE) E eu lá dou emprego para alguém ?
SEVERINHA- Não precisa pagar salário pra gente não, seu TT. Nós queremos trabalhar porque amamos o senhor.
(JOÃO PUXA SEVERININHA PARA O CANTO E COCHICHAM)
JOÃO- Tá maluca, Severininha ? A gente amar esse cabra ?
SEVERININHA- Deixe de ser burro, homem ! É de mentirinha !
TT – O quê vocês estão cochichando, hein ?
SEVERININHA (DISFARÇANDO) – Nada, seu TT. É que o José disse que ama mais o senhor do que eu. E que o senhor é mais simpático pessoalmente do que na televisão.
AGNOBERTO (COM CIÚMES) – Eles também amam o senhor, chefinho. Mas não mais do que eu !
TT (AO PÚBLICO)- Me amam ? Me acham mais simpático pessoalmente, do que na televisão ? Quanto mais eu roubo, mais me amam. E vocês ? Também me amam ???
AGNOBERTO- Todos amam TT !
TT (A JOÃO E SEVERININHA) – E vocês ? O quê sabem fazer ?
SEVERININHA- Tudo, seu TT. Lavamos, passamos, cozinhamos, arrumamos, costuramos, dançamos e cantamos.
TT- Bem, eu estava mesmo precisando de uns empregados. E já que não preciso pagar... Mas prestem atenção ! Aqui dentro vocês serão cegos, surdos e mudos ! Boca fechada, ouviram ? Boca fechada !
AGNOBERTO- Boca fechada !
TT- Cale a boca !
AGNOBERTO- Cale a boca !
TT- Cale a boca você, idiota !
AGNOBERTO- Cale a boca vo... Cala a boca, Agnoberto...
TT- Peguem as vassouras e varram ! Varram ! (JOÃO E SEVERININHA PEGAM VASSOURAS E COMEÇAM A VARRER) Enquanto isso, eu ponho em prática o plano número dois para acabar com o Brasileirinho. Ele se chama: plano dos preços altos ! (JOÃO LARGA A VASSOURA E, SORRATEIRAMENTE, SAI DE CENA) Brasileirinho economizou alguns trocados na poupança. O quê ele fará então ? ( SURGE BRASILEIRINHO, DIRIGINDO-SE AO SUPERMERCADO, COM UMA SACOLA VAZIA NAS MÃOS) Vai naquele supermercado, tentar comprar comida para alimentar a família dele. O quê eu farei ? Vou aumentar o preço da comida e a família dele vai passar fome !
AGNOBERTO- Muito bem, chefinho ! A família dele vai passar fome !
TT- Idiota ! Aperte logo o botão do Roubômetro e suba os preços !
(AGNOBERTO DIRIGE-SE AO ROUBÔMETRO E COMEÇA A APERTAR OS BOTÕES) (EFEITO DE SOM) (LOGO APÓS, ENTRA MÚSICA TEMA DO SUPER-JOÃO. TT E AGNOBERTO SE SURPREENDEM. SURGE ENTÃO O SUPER-JOÃO, CORRENDO E SE POSICIONANDO NO CENTRO DO PALCO. TT E AGNOBERTO SE ASSUSTAM)(CESSA A MÚSICA)
SUPER-JOÃO- Isso é um trabalho para o Super-João !
TT- O quê é isso ? Um pássaro ? Um avião ?
AGNOBERTO- Um periquito ? Um jogador da seleção ?
TT- Você não está vendo que é um Super-herói, imbecil ?
AGNOBERTO- Mas, chefinho ? Eu nunca vi um super-herói com uma roupa tão ridícula como essa.
TT- Não está vendo que é um super-herói brasileiro ? Olha a magreza dele, parece um castelo de osso... (RI)
SUPER-JOÃO- Sou o Super-João, o defensor dos fracos e oprimidos ! E vim acabar com todas as suas maldades, TT Farinha !
TT (CAÇOANDO) – Pensa que pode contra mim, seu paraíba maluco ? Agnoberto, aperte o botão do Roubômetro ! Suba os preços !
AGNOBERTO- É pra já, chefinho !
(APERTA OS BOTÕES) (EFEITO DE SOM: DEFEITO NO ROUBÔMETRO)(SUPER-JOÃO PEGA UMA PLAQUÊTA, MOSTRANDO OS PREÇOS DAS MERCADORIAS BEM BAIXO)
AGNOBERTO- Não está funcionando, TT !
TT – Aperte isso direito, idiota !
AGNOBERTO- Chefinho, os preços estão baixando !
TT- Mas não é possível. Os preços baixando ? Os preços nunca baixam !
(BRASILEIRINHO PÕE AS MERCADORIAS NA BOLSA E, FELIZ DA VIDA, SAI DE CENA COM A COMIDA)
SUPER-JOÃO- Baixaram sim, TT ! E vão baixar muito mais ! Vou destruí-lo, TT. Acabar com todo o seu império de maldades e corrupção.
TT(ABORRECIDO) – Pensa que pode contra mim, seu palhaço verde e amarelo ? Vou acabar com você !
AGNOBERTO- TT vai acabar com você !
(SUPER-JOÃO SAI DE CENA “VOANDO”, DEMONSTRANDO IRONIA) (TT E AGNOBERTO, IRRITADOS, ANDAM DE UM LADO A OUTRO)
TT- Mas não é possível ? De onde foi que surgiu esse super-herói de araque ? Esse paraíba comedor de farinha e de cabeça chata ?
AGNOBERTO- De araque !
TT (P/PÚBLICO) – Mas ele não é tão forte assim. Pode ter me vencido uma vez, mas não me vencerá mais. Porque eu sou o maior, não sou ?
AGNOBERTO- TT é o maior ! O maior !
(VOLTA JOÃO, COM SUA VASSOURA) (TT PERCEBE E LHE CHAMA)
TT- Por onde foi que o senhor andou, seu José ?
JOÃO- Eu fui limpar lá fora.
TT (P/PÚBLICO) – Limpar lá fora ? Claro, esse paraíba não tem cara de super-herói. E além disso, o nome dele é José e não João. Preciso descansar um pouco... Depois eu volto e acabo com esse Super-João ! Acabo com o Brasileirinho, acabo com o Brasil ! (P/ JOÃO E SEVERININHA) E vocês varram ! varram !
(TT E AGNOBERTO SAEM DE CENA) (JOÃO E SEVERININHA LARGAM AS VASSOURAS, E SE ABRAÇAM)
SEVERININHA- João, foi ótimo !
JOÃO- Obrigado, Severininha. Ele está agora um pouco enfraquecido, mas voltará a fazer maldades. Não podemos achar que vencemos o TT, ele é muito poderoso. Eu estou com medo de uma coisa, Severininha: a rapadura está acabando e só tenho direito a mais três pedaços. Eu não posso perder tempo.
SEVERININHA- Então teremosmos que economizar. Só coma a rapadura quando for preciso.
JOÃO- Será que vou conseguir derrotá-lo, Severininha ?
SEVERININHA- Claro, meu João. Você é um brasileiro e como todo brasileiro, tem toda a força do mundo. (AO PÚBLICO) E vocês, amigos ? Não acham que o Super-João poderá vencer o TT Farinha ?
JOÃO- Qual será a próxima maldade que o TT fará com o Brasileirinho ?
(ENTRA TT, VESTIDO DE AMERICANO E AGNOBERTO, VESTIDO DE RAMBO)
TT (AO PÚBLICO) – Esse Super-João vai ver quem é o bom ! Vestido de americano e com meu fiel capacho Agnoberto vestido de Rambo, ficarei mais forte ainda. E vocês, crianças ? O quê acham ? Quem é melhor ? Estados Unidos ou Brasil ?
AGNOBERTO- Viva os Estados Unidos ! Viva TT ! Viva Agnoberto !
TT- Cale a boca, imbecil ! Vamos agora ao plano número três para acabar com o Brasileirinho. Vou destruir agora a fé e a alegria dele. Como todos sabem, a grande paixão brasileira é o futebol. O futebol ainda é uma das poucas coisas que dá alegria ao povo. (ENTRA BRASILEIRINHO, OUVINDO UM RADINHO DE PILHA, VESTIDO COM UMA CAMISA DO BRASIL) (JOÃO SAI DE CENA ESCONDIDO) Brasileirinho está ouvindo no seu radinho de pilha, o jogo do Brasil com a Argentina na final da Copa do Mundo. Quem vai ganhar ? Brasil ou Argentina ? Claro que a Argentina !!!!!! (GARGALHA) Sabem por que digo isso ? Porque eu vou apertar o meu Roubômetro, (TT MEXE NO ROUBÔMETRO) e vou botar jogando no time titular do Brasil o Marquinhos perneta, o Pedrinho pé inchado e o Zezinho ceguinho como goleiro. Com isso, o Brasil vai perder de dez a zero e a Argentina será campeã ! Argentina ! Argentina ! (GRITANDO)
(NESSE INSTANTE, EXECUTA-SE A MÚSICA TEMA DO SUPER-JOÃO) (ELE ENTRA EM CENA)
SUPER-JOÃO- Chegou o Super-João, a alegria do povão !
TT- Agora eu vou acabar com você ! Você pode ser super-herói, mas não é santo ! Nunca fará o Brasil ser campeão, nunca !
AGNOBERTO- Nunquinha !
SUPER-JOÃO- Então veremos.
(SUPER-JOÃO FAZ GESTOS DE FORÇA) (EFEITO DE ÁUDIO: NARRAÇÃO DE GOLS DO BRASIL) (TT E AGNOBERTO CHORAM) (SUPER-JOÃO, SEVERININHA, BRASILEIRINHO E O PÚBLICO VIBRAM)
TT (DESESPERADO) – Mas não é possível ! Esse paraíba é santo milagreiro. Dez a zero Brasil... O Brasileirinho está feliz e isso é horrível ! Eu tenho que aumentar meus poderes para acabar com esse Super-João ! Acabar com o Brasil ! Acabar com o Brasileirinho ! Acabar com tudo !
SUPER-JOÃO- Só se for por cima do meu cadáver.
(SUPER-JOÃO SAI DE CENA)(TT FINGE QUE PASSA MAL)(AGNOBERTO LHE ACODE)
TT- Meu coração... Estou passando mal... Preciso de dólar, dólar... (TIRA UM MAÇO DE DÓLARES DO BOLSO, ESFREGA NO ROSTO) (TT MELHORA)

O RESTANTE, SÓ COM PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO 21 2799.5319

Nenhum comentário:

Postar um comentário