Marcadores

Alfabetização (52) Alfabeto (10) Alphabet (1) Amizade (17) AMOR (17) Ano Novo (2) Arte (37) Artigos (3) Árvore (1) Atividades (5) Atividades projeto (18) Atividades Projeto Festas Juninas (2) Atividades projeto Natal (18) Atividades projeto Páscoa (22) Atualidades (1) Avaliação (1) Avaliação e recuperação (1) Bailarina (2) Biografias (2) bloggs ... (1) Bonequinhas de vestir (3) Brasil (2) Brincadeiras (4) CALENDÁRIO 2010 (1) Calendário 2011 (2) Cartazes Pedagógicos (5) Charadas Matemáticas (1) charge (1) Cliparts (1) COLORIR (1) Comentários (2) Concurso (1) CONCURSOS (2) Contos (3) Contrato professores RS (1) Coordenação Motora (1) Crônicas (42) Crônicas Arnaldo Jabor (2) Crônicas Infantis (4) Culinária/Receitas (30) Cultura (2) Cultura e qualidade de vida (2) Cultura surda (1) Curiosidades (13) Cutes (1) cutes ... (1) Datas Comemorativas (13) Datas Comemorativas 2011 (2) desenhos (2) Desenvolvimento (1) Dia do Trabalho (1) DIA DOS PAIS (3) Dicas de beleza (2) Dicas de filmes/livros ... (5) Dicas de filmes/livros/músicas... (2) Dinâmicas (2) Dr Dráuzio Varella (5) E V A (1) Educação (99) Educação Infantil (10) Emoções (1) ENEM (2) Ensino Fundamental (1) Ensino Religioso (5) Ervas e Especiarias. (1) Ervas e Temperos (2) Escola (5) ESPECIAL (1) Especiarias (2) Estações Ano (1) Estações do Ano (1) Estado RS (2) Ética (2) EVA (1) Fábulas (2) Família (21) Filhos (9) Filmes recomendados (1) Flores (7) Frases (17) Frases Engraçadas (1) GERAL (4) giffs (1) Gincana (1) Higiene e saúde (5) História (1) Histórias Infantis (53) Historinhas Infantis (10) Homenagem (19) Homenagem ao Pai (2) Humor (6) Imagens (6) Imagens Natal (1) Inclusão (9) Indisciplina (6) Inglês (2) John Lennon (1) Leitura (1) Lendas (1) Letras Músicas (1) Libras (1) Links Infantis (1) Literatura Infantil (7) Livro Infantil (1) Livros (1) Livros de 2010 (1) Logosofia (14) Luto (2) MAGISTÉRIO (2) Martha Medeiros (1) Máscaras (2) Meio Ambiente (6) Mensagem (25) Mensagem para a minha mãe (1) Mensagens (6) Mensagens de Natal (1) Mensagens FIlhos (1) Metáforas (5) Misturas Especiais (1) Moldes (4) Mulher (1) Música (2) Música Gospel (1) Músicas (4) Natal (29) Natal ... (1) Notícias (11) Numbers (1) Numerais (8) Números (5) Orações (2) Ortografia (4) Pai (1) Papai Noel (2) Parábolas (1) Parábolas/Fábulas (4) PEÇA DE TEATRO (15) Piadas (1) Piadas Infantis (7) PLANEJAMENTO DE PROJETOS SEMANAIS (1) Plantio (2) poesia (1) POESIA DE AMOR (15) Poesias (31) POESIAS/PENSAMENTOS (4) Poesias/Poemas (8) Precatórios (1) Preconceito (1) PRIMAVERA (1) Produção de Textos (2) Projeto (5) Projeto Água (1) Projeto Alimentação (1) Projeto Circo (1) Projeto Dia do Trabalho (1) Projeto Folclore (2) Projeto Índio (1) Projeto Mães (3) PROJETO ORAÇÕES (1) Projeto Outono (7) Projeto Pais (2) Projeto Primavera (5) Projetos (85) Projetos 2010 (1) Projetos 2011 (5) Provérbios (15) RBS (1) Receitas (1) Redção para vestibular (1) Relatos (1) Relax (2) Religião (9) Reportagens (24) Ruth Rocha (1) Saudade (1) Saúde (16) Setembro (1) Sexta feira santa (1) Signos do Zodíaco (1) Sites (3) Sugestões (2) Tchau (1) Teatro (1) Temas atuais (3) Tempero (1) Tempo (1) Texto (12) Texto Gasparetto (9) Texto reflexivo (34) Textos Gasparetto (1) Textos Infantis (8) Textos Motivacionais (23) Textos Rubem Alves (1) Truques Domésticos (10) Valores (4) Valores/Virtudes (8) Vegetais Desidratados (1) Vinho (1) Vulcão Puyehue (1)

terça-feira, 26 de abril de 2011

Dicas de Livros para Pais e Educadores

-OS DIREITOS DOS PAIS
Autor:Tania Zagury
Editora:Record
Vivemos hoje uma situação-limite: violência crescente, glamorização e abuso do uso de drogas, aumento de casos de suicídio e depressão entre jovens, desemprego,estímulo ao consumo desenfreado e ao imediatismo, crise ética. As vítimas preferenciais desse processo impiedoso e destrutivo são nossos adolescentes – a mídia o atesta. Os fatos que vimos assistindo apavoram adultos,enquanto que nos jovens geram perigoso fatalismo.
Com que armas nós, pais e professores, podemos enfrentar/evitar que isso ocorra? A única saída é formar em nossos filhos valores tão firmemente internalizados, que se tornem parte deles mesmos. Para isso, segundo Tania, é preciso que tenhamos reassegurados os direitos dos pais.
Lendo “Os Direitos dos Pais” pais e educadores sentir-se-ão fortes. Fortes para fazer de seus filhos cidadãos íntegro, mesmo em tempos de crise".

-Coletânea TEMPO DE BRINCAR & APRENDER vol.1
Produzido por Alessandra Persic (educadora e pesquisadora)
Com mais de 1.200 itens educativos sobre cantigas, parlendas, adivinhas, travalínguas e brincadeiras, acompanhando estudo com orientações pedagógicas para as diferentes faixas-etárias.
Informações:
E-mail: vendas_eraumavez@itelefonica.com.br

- Quem Ama, Educa
Autor: Içami Tiba
Editora: Gente
O livro é excelente para pais e educadores em geral. O autor escreve com maestria e aborda vários tópicos da educação infantil.

-Caminhos para a formação do leitor
Autora:Renata Junqueira de Souza
Editora: DCL
Este livro reúne oito ensaios que têm como ponto de partida o leitor e como percurso várias reflexões sobre a importância da leitura e da literatira na escola e na vida.
Abordagen diferente que têm como foco principal a mesma questão: Quais são os caminhos para a formação do leitor?
Indicação: Educadores, pais e professores

-Viva e Deixe Viver - Histórias de quem conta histórias
Autora: Maria Helena Gouveia
Editora: Globo
" Como tudo começou, como continuou, como se trabalha, como se preparam os contadores. Um livro que nos prende e nos leva a pensar: " e eu, o que estou fazendo? ". Neste livro você conhecerá um pouco mais da Associação Viva e Deixe Viver, o desenvolvimento e a capacitação de voluntários na área da saúde, promovendo entretenimento e estimulo à leitura.

-Atividades Lúdicas na Educação da Criança
Autor: R.C.HAYDT e LEONOR RIZZI
Editora:Ática
Após uma introdução sobre a importância do jogo na educação infantil, o livro traz uma série de atividades que podem ser desenvolvidas com crianças da pré-escola e das séries iniciais do ensino fundamental.

-Atividades na Pré-Escola
Autores:IDALINA LADEIRA FERREIRA e SARAH P.SOUZA CALDAS
Editora:Saraiva
O livro traz sugestões de atividades práticas voltadas às três fases da pré-escola - de três a quatro anos, cinco anos e seis a sete anos - com o intuito de favorecer o desenvolvimento integral da criança.

-Atividades Educacionais I
Autor: NAOMI E.SINGER e MATTHEW J.MILLER
Editora: Madras
Atividades Educacionais I foi escrito com a finalidade de desenvolver e estender o aprendizado na sala de aula. É um livro voltado para pais e professores juntos assumirem uma participação ativa no processo de aprendizagem das crianças, desenvolvendo neles a autoconfiança e a auto-imagem. Compartilhem dessa descoberta!

-PAIS COMPETENTES, FILHOS BRILHANTES
Autor:Caio Feijó
o autor Caio Feijó aponta, na primeira parte, para os erros mais comuns dos pais e educadores, como por exemplo; super proteção, distorções na comunicação, a prática de punir comportamentos indesejados ao invés de recompensar comportamentos desejáveis, e a falta de afeto, entre outros.
Na segunda parte do livro, o autor oferece aos pais, opções para prevenir ou corrigir os comportamentos indesejados dos filhos, fundamentado na Psicologia do Comportamento Humano, e conclui apresentando os sete princípios fundamentais para a educação dos filhos, resultado de ampla pesquisa realizada com pais, professores e jovens estudantes do ensino fundamental e médio. Alguns deles: Informação/Comunicação, Referência Pessoal, Nível de Afeto, Atenção e Confiança,estabelecimento de Limites.

-Só brincar? O papel do brincar na educação infantil
Autor: Janet R. Moyles
Editora: Artmed
O brincar na Educação Infantil é ainda, e muitas vezes, considerado por pais e até mesmo por alguns educadores apenas um passa-tempo permitido na hora do recreio e em um ou outro momento da rotina. Esse livro de Janet R. Moyles afirma mais uma vez que é brincando que as crianças aprendem, pois é por meio da brincadeira espontânea que elas criam, interagem, imitam, jogam, experimentam... Conseqüentemente, o brincar deve estar fortemente presente na Educação Infantil. Só Brincar? aborda também o papel do professor e mostra quão fundamental é a presença de um adulto sensível, que organiza com cuidado o espaço da sala de aula e que intervém nos momentos certos, propondo atividades lúdicas de acordo com os interesses e expectativas de sua turma. O livro vai além e sugere maneiras de avaliar na Educação Infantil, de organizar a escola e o currículo no sentido de valorizar o brincar e de permitir aos pais descobrir o porquê dessa valorização. Para os profissionais que atuam em Educação Infantil, Só Brincar? é uma ótima sugestão de leitura.

-Invente jogos para brincar com seus filhos
Autor: Cheryl Gerson Tuttle
Co-autor: Penny Paquette
Editora: Edições Loyola
Tentar fazer com que seu filho largue o vídeo game para estudar matemática, é uma missão mais do que impossível? E quando você arruma um tempinho para ajudá-lo na lição de casa, vocês sempre acabam se irritando um com o outro? Pensando nessas questões, Cheryl Tuttle e Penny Paquette escreveram Invente jogos para brincar com seus filhos, um livro que traz inúmeros jogos para aperfeiçoar as habilidades de leitura, escrita e raciocínio matemático em crianças na idade pré-escolar e ensino fundamental. Cada jogo vem com uma explicação das habilidades que serão desenvolvidas, dos materiais utilizados e do tempo que será necessário para jogá-lo. Eles podem ser adaptados a sua família e são planejados para produzirem o máximo benefício no menor tempo possível. Você poderá ampliar conhecimentos científicos e matemáticos durante o café da manhã, ou exercitar formação de frases no caminho da escola! Segundo as autoras, esses jogos, além de desenvolver o pensamento criativo, elevam a auto-estima da criança que se sente muito mais integrada à família. O melhor é que, para que isso ocorra, os pais só precisam estar abertos às idéias novas e transformar cada minuto em uma deliciosa brincadeira de aprendizagem. Vale a pena tentar!

-Um jeito bom de brincar
Autor: Elias José
Ilustrador: Bia Sampaio e Sonia Magalhães
Editora: FTD
Tente falar bem rápido: “Só ganha arranhão quem agarra e gruda e agrada o gato na marra e esquece as garras prontas pra guerra”. E agora esta, gesticulando muito: “Se a mentira tem perna curta, como corre, corre tão depressa?”. Essas e muitas outras são poesias divertidas que você encontra no livro de Elias José. A graça é tentar inventar um jeito diferente de brincar com cada uma delas. Vale falar alto, sussurrar, cantarolar, representar, fazer mímica... Tanto faz, o que importa é criar “um jeito bom de brincar”

-Técnicas de Contar Histórias para Pais
Autora: Vania Dohme
Este livro, trata do valor educacional das histórias, analisando-as como uma ferramenta poderosa de dialogo e transmissão de valores. Traz o diferencial de ater-se às situações em que o adulto está com um número pequeno de crianças, onde há mais proximidade e maior facilidade de diálogo, consequentemente, em situações que este potencial da história pode ser ainda mais explorado. A autora discorre sobre as questões educacionais de forma séria, porém sem distanciar-se do principal: o encantamento. Pois, segundo suas próprias palavras, de nada vale um história com bom conteúdo se não for bem contada, não despertar a atenção dos ouvintes.
Por isto, além da parte teórica o livro apresenta nove histórias prontas para serem contadas e os recursos descritos passo-a-passo, muitas vezes, quase prontos para serem usados, bastando copiá-los e colorí-los.
http://www.editorainformal.com.br
Site da autora: http://www.vaniadohme.pro.br

-Os Contos de Fadas : Origens, História e Permanência no Mundo Moderno
Autora: Ana Lúcia Merege Esse maravilhoso livro trata da origem dos contos de fadas desde a Antigüidade às versões consagradas por Perrault e pelos Grimm e destas às recriações de autores modernos, tais histórias são repletas de significado, o que talvez explique sua permanência entre nós até os dias de hoje.
Ver mais em: http://estantemagica.blogspot.com

-Atividades na Pré-escola
Autor: Idalina Ladeira Ferreira e Sarah P. Caldas
Editora: Saraiva
Trata-se de sugestões de atividades práticas e variadas, adequadas aos diferentes níveis da educação infantil que contribui para enriquecer o trabalho diário do professor. O volume tem diversas atividades nas áreas de estimulação, expressão, conhecimento lógico, meio físico e social.

-Nos bastidores do imaginário: criação e literatura infantil e juvenil
Autora:Anna Claudia Ramos
Editora:DCL
Em Nos bastidores do imaginário: criação e Literatura Infantil e Juvenil, Anna Claudia Ramos propõe um estudo da Literatura Infantil e Juvenil sob três diferentes olhares: o de pesquisadora, o de escritora e o de leitora. Anna Claudia também faz uma leitura sobre a criança e a recriação do real sobre escritores criativos e a importância do trabalho estético na criação.
Indicação: Formação de Professores

-As Narrativas Preferidas De Um Contador De Historias
Autor:Ilan Brenman
Editora: LANDY EDITORA
Em AS NARRATIVAS PREFERIDAS DE UM CONTADOR DE HISTÓRIAS Ilan Brenman reconta, com graça e humor, sete histórias de várias procedências, como Carne de língua, A madrasta e A tapeçaria de Aracne, entre outros contos populares brasileiros e africanos, lendas asiáticas e gregas. As ilustrações de Fernando Vilela acrescentam ainda mais beleza aos textos.

-Através da vidraça da escola
formando novos leitores
Autor:Ilan Brenman
“Quando lemos em voz alta, retomamos a experiência do compartilhar; lemos para um grupo de crianças, e elas, no decorrer da leitura, podem se sentir fazendo parte de uma unidade. Quantas vezes já presenciamos grupos inteiros de ouvintes se encostando e se “protegendo” das histórias de terror que estávamos lendo? Os grupos que ouvem histórias possivelmente saem mais unidos, seus participantes mais cúmplices uns dos outros. A percepção é clara: a leitura dessas histórias realmente acalma, instaura um novo clima na sala de aula, silencia os ruídos infantis, entre outros muitos efeitos benéficos observados e invisíveis. Sabemos que as crianças amam as histórias, que poucas outras atividades de sua vida despertam tanto interesse; então, por que ainda se insiste em usá-las somente como meio de barganha? Por que não as tornamos o centro do ensino da leitura? As crianças, desde a mais tenra idade, deveriam saber que a leitura é capaz de abrir um mundo repleto de experiências e possibilidades. O desvelar dos mistérios do mundo e da própria vida interior deveria ser o objetivo principal da aprendizagem da leitura. A ânsia pela vida e a curiosidade estonteante das crianças encontram refúgio na leitura de livros de literatura.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário