Marcadores

Alfabetização (52) Alfabeto (10) Alphabet (1) Amizade (17) AMOR (17) Ano Novo (2) Arte (37) Artigos (3) Árvore (1) Atividades (5) Atividades projeto (18) Atividades Projeto Festas Juninas (2) Atividades projeto Natal (18) Atividades projeto Páscoa (22) Atualidades (1) Avaliação (1) Avaliação e recuperação (1) Bailarina (2) Biografias (2) bloggs ... (1) Bonequinhas de vestir (3) Brasil (2) Brincadeiras (4) CALENDÁRIO 2010 (1) Calendário 2011 (2) Cartazes Pedagógicos (5) Charadas Matemáticas (1) charge (1) Cliparts (1) COLORIR (1) Comentários (2) Concurso (1) CONCURSOS (2) Contos (3) Contrato professores RS (1) Coordenação Motora (1) Crônicas (42) Crônicas Arnaldo Jabor (2) Crônicas Infantis (4) Culinária/Receitas (30) Cultura (2) Cultura e qualidade de vida (2) Cultura surda (1) Curiosidades (13) Cutes (1) cutes ... (1) Datas Comemorativas (13) Datas Comemorativas 2011 (2) desenhos (2) Desenvolvimento (1) Dia do Trabalho (1) DIA DOS PAIS (3) Dicas de beleza (2) Dicas de filmes/livros ... (5) Dicas de filmes/livros/músicas... (2) Dinâmicas (2) Dr Dráuzio Varella (5) E V A (1) Educação (99) Educação Infantil (10) Emoções (1) ENEM (2) Ensino Fundamental (1) Ensino Religioso (5) Ervas e Especiarias. (1) Ervas e Temperos (2) Escola (5) ESPECIAL (1) Especiarias (2) Estações Ano (1) Estações do Ano (1) Estado RS (2) Ética (2) EVA (1) Fábulas (2) Família (21) Filhos (9) Filmes recomendados (1) Flores (7) Frases (17) Frases Engraçadas (1) GERAL (4) giffs (1) Gincana (1) Higiene e saúde (5) História (1) Histórias Infantis (53) Historinhas Infantis (10) Homenagem (19) Homenagem ao Pai (2) Humor (6) Imagens (6) Imagens Natal (1) Inclusão (9) Indisciplina (6) Inglês (2) John Lennon (1) Leitura (1) Lendas (1) Letras Músicas (1) Libras (1) Links Infantis (1) Literatura Infantil (7) Livro Infantil (1) Livros (1) Livros de 2010 (1) Logosofia (14) Luto (2) MAGISTÉRIO (2) Martha Medeiros (1) Máscaras (2) Meio Ambiente (6) Mensagem (25) Mensagem para a minha mãe (1) Mensagens (6) Mensagens de Natal (1) Mensagens FIlhos (1) Metáforas (5) Misturas Especiais (1) Moldes (4) Mulher (1) Música (2) Música Gospel (1) Músicas (4) Natal (29) Natal ... (1) Notícias (11) Numbers (1) Numerais (8) Números (5) Orações (2) Ortografia (4) Pai (1) Papai Noel (2) Parábolas (1) Parábolas/Fábulas (4) PEÇA DE TEATRO (15) Piadas (1) Piadas Infantis (7) PLANEJAMENTO DE PROJETOS SEMANAIS (1) Plantio (2) poesia (1) POESIA DE AMOR (15) Poesias (31) POESIAS/PENSAMENTOS (4) Poesias/Poemas (8) Precatórios (1) Preconceito (1) PRIMAVERA (1) Produção de Textos (2) Projeto (5) Projeto Água (1) Projeto Alimentação (1) Projeto Circo (1) Projeto Dia do Trabalho (1) Projeto Folclore (2) Projeto Índio (1) Projeto Mães (3) PROJETO ORAÇÕES (1) Projeto Outono (7) Projeto Pais (2) Projeto Primavera (5) Projetos (85) Projetos 2010 (1) Projetos 2011 (5) Provérbios (15) RBS (1) Receitas (1) Redção para vestibular (1) Relatos (1) Relax (2) Religião (9) Reportagens (24) Ruth Rocha (1) Saudade (1) Saúde (16) Setembro (1) Sexta feira santa (1) Signos do Zodíaco (1) Sites (3) Sugestões (2) Tchau (1) Teatro (1) Temas atuais (3) Tempero (1) Tempo (1) Texto (12) Texto Gasparetto (9) Texto reflexivo (34) Textos Gasparetto (1) Textos Infantis (8) Textos Motivacionais (23) Textos Rubem Alves (1) Truques Domésticos (10) Valores (4) Valores/Virtudes (8) Vegetais Desidratados (1) Vinho (1) Vulcão Puyehue (1)

quinta-feira, 17 de março de 2011

Teatro Páscoa

A ÚLTIMA PÁSCOA

Representação da PÁSCOA cristã, um script rico em detalhes, que cita até o
material a ser usado.*

*Personagens JESUS
PEDRO
JUDAS
TOMÉ
BARRABÁS
MULHER 1
MULHER 2
GUARDA 1
GUARDA 2
IMPERADOR
LADRÃO DA DIREITA
LADRÃO DA ESQUERDA
NARRADOR

*»**CENÁRIO**: »**MATERIAL*: Uma Forca Uma Roupa de Batismo Um Chicote Uma
Capa (*Pode ser Vermelha*) Uma Lanterna Roupas para o Imperador Três "Cruz"
(*Grande*) Roupas para os Guardas Uma Coroa (*Espinho*) Um Vidro de Ketchup Um
Cajado (*cana seca*) *MÚSICAS:* Uma Extensão (*Grande*). Um Som (*Galo e
Trovão*) -"Foi tão Triste" -Uma Canetinha (*Preta e Vermelha)* -"Glória,
Glória Aleluia" Uma Vara com esponja, e um Balde-"Jesus ia Subindo o Monte" Um
Martelo e uma Madeira (*Pequena*) Uma Placa (*Pequena:"Rei dos Judeus*") *
NARRADOR*: Buscai ao Senhor enquanto se pode achar; invocai-o enquanto está
perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e
se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus,
porque grandioso é um perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos
pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
*Cena 1*. »NARRADOR: "Voz do que clama no deserto. Preparai o caminho do
Senhor, endireitai as suas veredas".
(*Entra Jesus*) ****Acende o holofote****
»*JESUS:* Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos
aliviarei. Tomai sobre vós o meu julgo e aprendei de mim, que sou manso e
humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o
meu julgo é suave e o meu fardo é leve.
***Apaga o holofote***
****Acende o holofote****
»*NARRADOR*: E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu,
e o deu aos discípulos, e disse:
"-TOMAI, COMEI, ISTO É O MEU CORPO".
-E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo:
"-BEBEI DELE TODOS; PORQUE ISTO É O MEU SANGUE, O SANGUE DO NOVO TESTAMENTO,
QUE É DERRAMADO POR MUITOS, PARA REMISSÃO DOS PECADOS".
***Apaga o holofote***
»*NARRADOR*: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o
espírito está pronto, mas a carne é fraca.
***Acende a lanterna***
*(Aparece Jesus ajoelhado em cena)*
»*JESÙS:* "Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber,
faça-se a sua vontade".
***Apaga a lanterna***
Cena 2.
***Acende o holofote***
*(Aparece Jesus em cena, sozinho, entra Judas Iscariotes e os guardas,
dizendo:)*
»*JUDAS*: Eu te saúdo, Rabi.* (e beija-o)*
*-01-*
»*JESUS:* Amigo à que vieste? –Todos tentam me prender como um salteador,
com espadas e varas-pau. Todos os dias assentava junto de vós no templo à
lhes ensinar, e não me prendestes. *(Os guardas prendem a Jesus, e o tiram
de cena).*
»*NARRADOR:* Mas tudo isso aconteceu para que se cumpram as escrituras do
profeta. Então seus discípulos os deixou e fugiram.
Cena 3. *(Pedro)*
*(Entra Pedro todo assustado, como se estivesse à se esconder)*
»*MULHER*: Tu também estavas com Jesus, o galileu.
»*PEDRO*: Não sei o que dizes.
»*MULHER*: Este também estava com Jesus, o nazareno.
»*PEDRO*: *(jurando)* Não conheço tal homem.
»*MULHER/NARRADOR*: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te
denuncia.
»*PEDRO**: (praguejando e jurando) *Não conheço esse homem.
****O galo canta****
*(Pedro sai de cena chorando amargamente)*
»*PEDRO:* Oh! Meu Senhor.
****Apaga o holofote****
Cena 4. *(Judas)*
****Acende o holofote****
*(Coloca-se o Judas em posição, assim que Pedro sair de cena, em cima de um
banco, com uma corda em seu pescoço, se enforcando).*
*(Aparece Judas pendurado e enforcado, durante "DEZ" segundos)*
-02-
*Cena 5.*
***Acende o holofote***
****Música: 10 do CD "Adoração Pentecostal"****
»*IMPERADOR*: Qual quereis que vos solte? Barrabás, o homicida, ou a Jesus,
chamado Cristo?
»*TODOS*: Barrabás, Barrabás, Barrabás.
»*IMPERADOR:* Que quereis pois que faça daquele a que m chamais de Rei dos
Judeus?
»*TODOS*: Crucifica-o, Crucifica-o.
»IMPERADOR:Então, lavo as minhas mãos. Estou inocente do sangue deste
justo:Considerai isto. LIBERTE-O!
»*TODOS*: Que seu sangue caia sobre nós, e sobre nossos filhos.
*(Sai Barrabás, todo sujo, por detrás de todos, assustado e feliz, sai logo
de cena)*
****LÊ-SE A SENTENÇA****
*(Os guardas prendem Jesus, rasgando suas vestes e lhe puseram uma capa de
cor de escarlata. E lhe puseram uma coroa de espinho e um cajado em sua mão
direita, e diziam:)*
»*GUARDAS*: Salve, Rei dos Judeus.
*(Os guardas lhe cospem, fingindo, pegam o cajado e batem em sua cabeça
(Jesus, estoura um saquinho de ketchup em sua cabeça, na terceira pancada.
Depois de zombarem muito, lhe tiram a capa e o empurram para fora de cena,
dando chicotadas nele)*
***Apaga o holofote***
Cena 6. *A Crucificação*
*(Os ladrões se posicionam com suas cruzes em cena, já maquiados).*
*(Começa a cantar o hino: "Jesus ia subindo o monte")*
***Acende o holofote***
*(Entra Jesus, subindo a rampa, todo sujo de "sangue" e semi-nu, carregando
uma cruz (Ele deve cair, na entrada da cena, e no meio da cena, depois se
levante e fica olhando para a Igreja, as mulheres entram chorando ao seu

***Apaga o holofote***
-03-
*(Começa a tocar só a introdução do hino: "Foi tão triste")*
*(Os guardas colocam a cruz de Jesus no chão, depois colocam Jesus sobre
ela. Um dos guardas fica dando marteladas na cruz, enquanto o outro fica
maquiando Jesus, com ketchup. Depois colocam Jesus em pé no meio dos
ladrões, já crucificado).*
***Acende a lanterna***
*(Começa a cantar o hino: "Foi tão triste", bem lento só as estrofes, quando
terminar as estrofes, Jesus diz:)*
***Acende o holofote***
»*Jesus:* "PAI, PERDOA-LHES, PORQUE NÃO SABEM O QUE FAZEM".
*(Os guardas lhe davam bebidas numa vara com esponjas, mais ele sempre
rejeitava. Os guardas rasgando seus vestidos, e dividiam entre eles)*
»*NARRADOR*: Cumpriu-se o que foi dito pelo profeta, que: -"Repartiram entre
si os meus vestidos, e sobre a minha túnica, lançaram sortes".
»*GUARDAS*: Se tu és o Rei dos Judeus, salva-te a ti mesmo.
*(Os guardas colocam uma placa acima da cabeça de Jesus, com os dizeres: (só
as iniciais, INRI).*
»*LADRÃO À ESQUERDA*: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.
»*LADRÃO À DIREITA:* Tu nem ainda teme à Deus estando na mesma condenação?
Nós merecemos estarmos aqui, mas este, nenhum mal fez. Olha para Jesus e
diz: - Senhor lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
»*Jesus*: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.
****APAGAM-SE AS LUZES****
*(Alguém coloca uma lanterna na fronte de Jesus)*
»*Jesus*: ELÍ, ELÍ, LAMÁ SABACTAMÍ *(DEUS MEU, DEUS MEU, PORQUE ME
DESAMPARASTE?)*
*(Um dos guardas coloca esponja em sua boca, o outro diz:)*
»*GUARDA*: Deixa, vejamos se Elias vem salvá-lo.
»*Jesus*: PAI, NAS TUAS MÃOS ENTREGO O MEU ESPÍRITO, e expira.
*(Ouve-se barulho de trovão, todos fingem que o chão está tremendo e caem
logo em seguida)*
»*SACERDOTE*: Verdadeiramente este era filho de Deus. *(Todos saem de cena
correndo de medo)*
***Apaga o holofote***
-04- Cena 7. *A Ressurreição*
***Abre as cortinas***
*(Entra Maria Madalena, e a outra Maria, indo ao sepulcro. Elas ouvem um
estrondo, os guardas saem correndo, e elas ajoelham-se)*
»*NARRADOR*: Não tenhais medo; pois eu sei que buscai a Jesus, que foi
crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, dizei isto aos seus
discípulos.
*(Quando já iam se retirando, canta-se o coro do hino: "Foi tão triste",
entra Jesus ressuscitado e encontra-se com elas)*
»Jesus: Eu vos saúdo.
*(Elas abraçam seus pés, e o adoram)*
****Fecha as cortinas****
*(As mulheres saem)*
****Abre as cortinas****
*(Jesus aparece e diz para a igreja:)*
»*Jesus*: Paz seja convosco. –Por que estais perturbados, e por que sobem
tais pensamentos aos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés, que
sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne e nem ossos,
como vedes que eu tenho.
*(Neste momento vai ter um Tomé, sentado na primeira cadeira da igreja, e
vai querer apertar as mãos de Jesus)*
»*Jesus*: Porque me viste, Tomé, creste, bem aventurado os que não viram e
creram.
***Fecha as cortinas***
***LOUVOR: "Glória, Glória Aleluia", bem baixinho, quando Jesus termina de
falar aumenta***
****Abre as cortinas****
»*Jesus*: É me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, ensinai a
todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito
Santo; e quem crer e for batizado, será salvo. Todas as coisas que eu vos
tenho mandado, ensinai; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a
consumação dos séculos. Amém.
***LOUVOR: Aumenta o volume do hino, "Glória, Glória Aleluia".***
*FIM.*

Nenhum comentário:

Postar um comentário