Projeto Integrado de Áreas: “BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS”
Logo que voltamos às aulas, no mês de agosto, iniciamos um novo projeto, intitulado “Brinquedos e brincadeiras”. Pretendíamos, dentre outras coisas, resgatar um pouco da nossa cultura através das brincadeiras folclóricas.
Os depoimentos dos pais e mães acerca das brincadeiras que realizavam quando eram crianças deram subsídios para a elaboração de questões que formaram a nossa REDE.
Várias questões fizeram parte da nossa rede, entre elas:
1- Que brinquedos dá para fazer com papelão?
2- Como era o futebol?
3- Como se joga bolinha de gude e pique-esconde?
4- Os papais também jogavam vídeo game quando eram crianças?
5- Os brinquedos são feitos de quê?
Para respondê-las, passamos a pesquisar sobre o mundo do brincar, buscando informações em livros, perguntando aos pais e, principalmente, brincando, brincando, brincando...
Segue abaixo relatos de crianças sobre o projeto em desenvolvimento:
- “O mais legal é brincar” (Lucas)
- “Eu aprendi a brincar de futebol e bolinha de gude. Futebol é de chutar e bolinha-de-gude é de dar peteleco” (Heitor)
- “Eu estou aprendendo essas coisas de brincar, e que tem brinquedo de plástico, de pano, de madeira, e de outros tipos..., de máquina, de metal...” (Marcos César)
- “Eu estou aprendendo que é bom ter amigo pra brincar. E que minha mãe jogava aquela brincadeira que um segurava o bastão e o outro jogava a bola. E também que dá para construir brinquedo com plástico e com madeira.” (Guilherme)
- “Eu estou aprendendo brincadeiras do papai e da mamãe. Gostei da brincadeira da mamãe da rua, ela brincava na casa da Vó Sônia” (Ana)
- “A minha mãe brincava de casinha, de professora e... não lembro mais. Quando meu pai era criança eu acho que ele tinha bolinha de gude. Eu acho, porque eu não morava ainda, eu ainda não tinha nascido.” (Theodora)
- “Com a minha mãe eu aprendi a pular elástico. Tem que tentar pular em cima do elástico e aí põe de novo no meio; depois estica, depois tenta por no meio de novo, e assim, e assim (mostrou como se fazia), e depois tem que pular no meio de novo. Com o meu pai eu aprendi a fase da canela. É mais difícil.” (João Victor)
Algumas de nossas brincadeiras:
Bolinha de gude:
Pista de corrida – quando trouxemos brinquedos feitos de madeira e pano, inventamos esta pista, pois a maioria havia trazido carrinhos de madeira:
Dominó – peças feitas de madeira:
Confecção com caixas de papelão:
Brincar de amarelinha:
Brincando com “pára-quedas”, confeccionado por nós:
Pular corda:
Lixar madeira para a confecção de brinquedos:
Projeto Integrado de áreas: “PROJETO FRANKLIN”
No primeiro bimestre de 2006, realizamos o projeto “Franklin”. Através do contato direto com uma tartaruga, as crianças tiveram a oportunidade de externar e trabalhar suas emoções com relação ao momento de adaptação e readaptação à escola.
As histórias usadas “Franklin vai à escola”, “Franklin e a bicicleta” e “Franklin tem medo de escuro”, entre outras, possibilitaram a reflexão e a expressão de sentimentos como medo, alegria, tristeza, etc.
Além disso, as crianças puderam ter contato direto com o animal, e firmaram vínculo com ele. Também observaram suas características físicas, e comparando-o a outros animais da escola.
Foi um projeto realizado em rede em que as crianças puderam levantar algumas questões sobre o assunto. Além de proporcionar a realização de experiências, observações e coleta de dados que ajudassem a respondê-las, abriu-se um espaço para abordar valores e sentimentos que deverão ser enfocados durante o ano todo.
Projeto integrado de áreas: "PROJETO BRASIL"
Este projeto teve início quando encontramos em nossa sala uma mala. De quem seria ela? O que teria dentro dela?
Após trabalharmos estimativas e possibilidades, abrimos a mala.
Dentro dela havia diversos objetos, entre eles uma camisa xadrez, um par de botas, uma cueca, um CD de músicas e uma cópia de uma obra de Cândido Portinari.
No dia seguinte, apareceu em nossa escola um menino (um boneco) que tinha o apelido de Brasileirinho por gostar muito do Brasil.
A partir dele, e de muitas de suas histórias, pudemos trabalhar a riqueza cultural do Brasil e suas manifestações populares.
Por ser um tema muito abrangente, dividimos este projeto em 2 módulos.
No primeiro módulo, nos detivemos no momento da Festa Junina – realizamos um Estudo do Meio a uma fazenda, trabalhamos a vida rural e a vida urbana, culinárias típicas, arte brasileira, etc.
No mês de agosto, iniciamos o segundo módulo, em que trabalhamos o Folclore através das brincadeiras que os pais das crianças brincavam quando eram pequenos, e das histórias que Brasileirinho nos contou sobre suas viagens ao Sítio do Picapau Amarelo e a algumas regiões do Brasil.
Tudo isso “recheado” de muita arte e música brasileiras...
Brasileirinho – o personagem principal de nosso Projeto
Zé Buscapé veio nos contar sobre a vida no sítio
Estudo do meio à Fazenda
Saci veio até à escola matar as saudades do Brasileirinho
Um pouco sobre a Bahia
Um pai veio nos mostrar como se confecciona uma PIPA
Projeto integrado de áreas: "PROJETO CORPO"
Estar próximo da perfeição não é o nosso objetivo, mas descobrir quão grande são as possibilidades que o nosso corpo nos oferece é o que pretendemos saber.
Indo de encontro aos objetivos e conteúdos da série, necessidades da idade e curiosidade deste grupo de crianças, desenvolvemos mais um Projeto Integrado de Áreas. Neste momento priorizamos desenvolvê-lo com uma participação mais ativa das crianças no levantamento das questões que mais gostariam de saber a respeito do tema.
Nascer, pensar, se alimentar e se movimentar foram as idéias mais levantadas sobre o que as crianças queriam saber sobre o corpo. Fomos juntos procurar respostas para os nossos questionamentos. Neste caminho encontramos muitas novidades e descobrimos grandes possibilidades de busca de informações e coletas de dados.
Estudamos a importância das frutas para manter nossos corpos saudáveis.
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