Marcadores

Alfabetização (52) Alfabeto (10) Alphabet (1) Amizade (17) AMOR (17) Ano Novo (2) Arte (37) Artigos (3) Árvore (1) Atividades (5) Atividades projeto (18) Atividades Projeto Festas Juninas (2) Atividades projeto Natal (18) Atividades projeto Páscoa (22) Atualidades (1) Avaliação (1) Avaliação e recuperação (1) Bailarina (2) Biografias (2) bloggs ... (1) Bonequinhas de vestir (3) Brasil (2) Brincadeiras (4) CALENDÁRIO 2010 (1) Calendário 2011 (2) Cartazes Pedagógicos (5) Charadas Matemáticas (1) charge (1) Cliparts (1) COLORIR (1) Comentários (2) Concurso (1) CONCURSOS (2) Contos (3) Contrato professores RS (1) Coordenação Motora (1) Crônicas (42) Crônicas Arnaldo Jabor (2) Crônicas Infantis (4) Culinária/Receitas (30) Cultura (2) Cultura e qualidade de vida (2) Cultura surda (1) Curiosidades (13) Cutes (1) cutes ... (1) Datas Comemorativas (13) Datas Comemorativas 2011 (2) desenhos (2) Desenvolvimento (1) Dia do Trabalho (1) DIA DOS PAIS (3) Dicas de beleza (2) Dicas de filmes/livros ... (5) Dicas de filmes/livros/músicas... (2) Dinâmicas (2) Dr Dráuzio Varella (5) E V A (1) Educação (99) Educação Infantil (10) Emoções (1) ENEM (2) Ensino Fundamental (1) Ensino Religioso (5) Ervas e Especiarias. (1) Ervas e Temperos (2) Escola (5) ESPECIAL (1) Especiarias (2) Estações Ano (1) Estações do Ano (1) Estado RS (2) Ética (2) EVA (1) Fábulas (2) Família (21) Filhos (9) Filmes recomendados (1) Flores (7) Frases (17) Frases Engraçadas (1) GERAL (4) giffs (1) Gincana (1) Higiene e saúde (5) História (1) Histórias Infantis (53) Historinhas Infantis (10) Homenagem (19) Homenagem ao Pai (2) Humor (6) Imagens (6) Imagens Natal (1) Inclusão (9) Indisciplina (6) Inglês (2) John Lennon (1) Leitura (1) Lendas (1) Letras Músicas (1) Libras (1) Links Infantis (1) Literatura Infantil (7) Livro Infantil (1) Livros (1) Livros de 2010 (1) Logosofia (14) Luto (2) MAGISTÉRIO (2) Martha Medeiros (1) Máscaras (2) Meio Ambiente (6) Mensagem (25) Mensagem para a minha mãe (1) Mensagens (6) Mensagens de Natal (1) Mensagens FIlhos (1) Metáforas (5) Misturas Especiais (1) Moldes (4) Mulher (1) Música (2) Música Gospel (1) Músicas (4) Natal (29) Natal ... (1) Notícias (11) Numbers (1) Numerais (8) Números (5) Orações (2) Ortografia (4) Pai (1) Papai Noel (2) Parábolas (1) Parábolas/Fábulas (4) PEÇA DE TEATRO (15) Piadas (1) Piadas Infantis (7) PLANEJAMENTO DE PROJETOS SEMANAIS (1) Plantio (2) poesia (1) POESIA DE AMOR (15) Poesias (31) POESIAS/PENSAMENTOS (4) Poesias/Poemas (8) Precatórios (1) Preconceito (1) PRIMAVERA (1) Produção de Textos (2) Projeto (5) Projeto Água (1) Projeto Alimentação (1) Projeto Circo (1) Projeto Dia do Trabalho (1) Projeto Folclore (2) Projeto Índio (1) Projeto Mães (3) PROJETO ORAÇÕES (1) Projeto Outono (7) Projeto Pais (2) Projeto Primavera (5) Projetos (85) Projetos 2010 (1) Projetos 2011 (5) Provérbios (15) RBS (1) Receitas (1) Redção para vestibular (1) Relatos (1) Relax (2) Religião (9) Reportagens (24) Ruth Rocha (1) Saudade (1) Saúde (16) Setembro (1) Sexta feira santa (1) Signos do Zodíaco (1) Sites (3) Sugestões (2) Tchau (1) Teatro (1) Temas atuais (3) Tempero (1) Tempo (1) Texto (12) Texto Gasparetto (9) Texto reflexivo (34) Textos Gasparetto (1) Textos Infantis (8) Textos Motivacionais (23) Textos Rubem Alves (1) Truques Domésticos (10) Valores (4) Valores/Virtudes (8) Vegetais Desidratados (1) Vinho (1) Vulcão Puyehue (1)

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Projetos Integrados


Projeto integrado de áreas: O PATO


Após o período de adaptação das crianças à nova escola, à nova professora e amigos, iniciarão um novo projeto integrado de áreas, que surgirão através  de um questionamento tipo?
- De quem é o ovo diferente que apareceu no ninho da Dona Galinha? Será um mistério a ser desvendado...
Na busca por esta resposta, entraremos no quintal da Dona Galinha, pesquisaremos, procuraremos em livros, revistas, vídeos, etc, ampliando, assim, o “nosso mundo”...
As crianças participarão ativamente, refletindo, sugerindo idéias, buscando soluções, elaborando gráficos, levantando questões a esse respeito. Será um projeto muito rico para todos... Observaremos, dentre inúmeras outras coisas, as diferenças e semelhanças entre os animais que irão surgindo em nossa história, mas, mais do que isto, poderemos trabalhar as relações entre as crianças, valores como respeito e solidariedade e a expressão de sentimentos.


Na história trabalhada, aparecerão diversos animais, como: Os patos, o peru ...


                  
                      


 “SACI-PERERÊ” 

Tema: Folclore.


O Chico Bento apresentou-nos um grande amigo seu, o Saci, que tem ficado pertinho de nós todos dias contando causos e coisas “do tempo da vovó...”. Do tempo da vovó não!!! Do tempo do papai e da mamãe...
O Saci vai cada dia para a casa de uma criança, e faz suas famosas estripulias... No dia seguinte, traz para a escola algo da família visitada, lembranças de infância, recordações de momentos bem vividos... As crianças se encantam e se divertem com as histórias de seus pais.
Já apareceram coisas divertidas, maravilhosas e deliciosas: brigadeiro, bilboquê, passa-anel, balança-caixão, bolinho de chuva, bolo de fubá, cantigas de roda, bolo de chocolate, pião, e muito mais...
Este envolvente projeto contou com as valiosas contribuições dos pais: quitutes, brinquedos, cantigas e brincadeiras... tudo isso passado de pai para filho...

Segue abaixo relatos de algumas crianças sobre a visita do saci à sua casa:

- “Ele fez bagunça nos brinquedos meus e ele dormiu na minha cama” (Lucas)

- “Ele dormiu na minha cama também. Ele derrubou minha cama, e depois derrubou a coberta. Fez bagunça no carro. Jogou o casaco da minha mãe na minha cadeirinha.” (Luíza)

- “Ele bagunçou meu quarto e da Mariana também. Ele se escondeu no meu caminhão, e eu achei ele.” (Guilherme)



Projeto integrado de áreas: "O PEIXE ARCO-ÍRIS"

Realizamos nesse primeiro bimestre o projeto “O peixe Arco-Íris”. Através da montagem de um aquário e da observação e estudo dos peixes, as crianças tiveram a oportunidade de externar e trabalhar suas emoções com relação a este momento de adaptação e readaptação à escola.
As histórias usadas proporcionaram situações em que os sentimentos relacionados ao “emprestar”, “repartir”, “respeitar a vez do outro”, “estar só” e “conquistar novos amigos” puderam ser abordados e discutidos por elas.

Foi um projeto muito produtivo, pois, além de proporcionar a realização de experiências, observações e coleta de dados que ajudassem a responder as questões iniciais, abriu um espaço para abordar valores que serão enfocados durante o ano todo.

Neste projeto realizamos inúmeras experiências. A que mais motivou e chamou a atenção das crianças foi abrir um peixe para ver como é por dentro, limpá-lo e, depois, assar para saboreá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário