Projeto integrado de áreas: O PATO
Após o período de adaptação das crianças à nova escola, à nova professora e amigos, iniciarão um novo projeto integrado de áreas, que surgirão através de um questionamento tipo?
- De quem é o ovo diferente que apareceu no ninho da Dona Galinha? Será um mistério a ser desvendado...
Na busca por esta resposta, entraremos no quintal da Dona Galinha, pesquisaremos, procuraremos em livros, revistas, vídeos, etc, ampliando, assim, o “nosso mundo”...
As crianças participarão ativamente, refletindo, sugerindo idéias, buscando soluções, elaborando gráficos, levantando questões a esse respeito. Será um projeto muito rico para todos... Observaremos, dentre inúmeras outras coisas, as diferenças e semelhanças entre os animais que irão surgindo em nossa história, mas, mais do que isto, poderemos trabalhar as relações entre as crianças, valores como respeito e solidariedade e a expressão de sentimentos.
Na história trabalhada, aparecerão diversos animais, como: Os patos, o peru ...
“SACI-PERERÊ”
Tema: Folclore.
O Chico Bento apresentou-nos um grande amigo seu, o Saci, que tem ficado pertinho de nós todos dias contando causos e coisas “do tempo da vovó...”. Do tempo da vovó não!!! Do tempo do papai e da mamãe...
O Saci vai cada dia para a casa de uma criança, e faz suas famosas estripulias... No dia seguinte, traz para a escola algo da família visitada, lembranças de infância, recordações de momentos bem vividos... As crianças se encantam e se divertem com as histórias de seus pais.
Já apareceram coisas divertidas, maravilhosas e deliciosas: brigadeiro, bilboquê, passa-anel, balança-caixão, bolinho de chuva, bolo de fubá, cantigas de roda, bolo de chocolate, pião, e muito mais...
Este envolvente projeto contou com as valiosas contribuições dos pais: quitutes, brinquedos, cantigas e brincadeiras... tudo isso passado de pai para filho...
Segue abaixo relatos de algumas crianças sobre a visita do saci à sua casa:
- “Ele fez bagunça nos brinquedos meus e ele dormiu na minha cama” (Lucas)
- “Ele dormiu na minha cama também. Ele derrubou minha cama, e depois derrubou a coberta. Fez bagunça no carro. Jogou o casaco da minha mãe na minha cadeirinha.” (Luíza)
- “Ele bagunçou meu quarto e da Mariana também. Ele se escondeu no meu caminhão, e eu achei ele.” (Guilherme)
Projeto integrado de áreas: "O PEIXE ARCO-ÍRIS"
Realizamos nesse primeiro bimestre o projeto “O peixe Arco-Íris”. Através da montagem de um aquário e da observação e estudo dos peixes, as crianças tiveram a oportunidade de externar e trabalhar suas emoções com relação a este momento de adaptação e readaptação à escola.
As histórias usadas proporcionaram situações em que os sentimentos relacionados ao “emprestar”, “repartir”, “respeitar a vez do outro”, “estar só” e “conquistar novos amigos” puderam ser abordados e discutidos por elas.
Foi um projeto muito produtivo, pois, além de proporcionar a realização de experiências, observações e coleta de dados que ajudassem a responder as questões iniciais, abriu um espaço para abordar valores que serão enfocados durante o ano todo.
Neste projeto realizamos inúmeras experiências. A que mais motivou e chamou a atenção das crianças foi abrir um peixe para ver como é por dentro, limpá-lo e, depois, assar para saboreá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário