No nosso projeto de pesquisa sobre os professores de educação infantil e series iniciais e as tecnologias, tínhamos o interesse de saber se os professores fazem, ou não fazem uso da variedade de recursos tecnológicos que podem ser usados nas escolas.
O nosso objetivo era refletir e pesquisar sobre a influência que as mudanças tecnológicas têm sobre a educação. E como diretamente esse avanço vem interferindo na rotina dos professores da educação infantil e series iniciais. Por isto realizamos as entrevistas com professoras da educação infantil e séries iniciais.
Com as entrevistas, conseguimos concluir que muitos professores tem vontade de usar o computador em suas aulas de uma maneira adequada , porém suas escolas ou não tem este recurso, ou as que têm, possuem uma professora específica para o laboratório de informática, onde os alunos podem aprender “computação”. Podemos observar através das nossas entrevistadas, que o computador é visto apenas como um recurso que o aluno deve aprender a usar, se ensina a mexer no mouse, fazer desenhos no paint, geralmente não há um planejamento. É necessário para que os recursos tecnológicos estejam ligados ao processo de construção do conhecimento, que haja uma proposta pedagógica eficaz, em que as atividades realizadas não sejam meras cópias em data show, como era do quadro negro.
Com as pesquisas dos textos que postamos, podemos dizer que realmente nem todas as escolas da rede pública possuem a sua disposição e a dos alunos computadores, e muitas vezes as que possuem o número de computadores por alunos não é o ideal. No mundo das escolas particulares cada vez mais é investido em equipamentos modernos de ultima geração, e no currículo escolar é incluído aulas de informática, onde os alunos uma vez por semana aprendem, ou melhor, “são adestrados” no uso do computador. Ao invés de usar todo esse conhecimento que o computador e a internet oferecem em prol de uma educação de qualidade, geralmente as aulas são descontextualizadas, não tem ligamento com as demais disciplinas, e não existe nenhum conhecimento pedagógico para sua aplicação. Pois, os professores não costumam ser formados, e possuem apenas curso técnico de informática. Infelizmente os pais ficam muito felizes que seus filhos estão tendo aulas, que elas o ajudarão no mercado de trabalho, porém hoje em dia o mercado não quer mais um profissional apenas tecnicista, quer uma globalização de conhecimentos e uma postura dinâmica.
O que é correto no uso das tecnologias na educação? Com isso chega a nossa mistura de dúvidas e certezas temporárias, que foram mudando durante o processo de estudo. A avaliação do trabalho que realizamos e de como fazemos uso na nossa prática diária desse universo que se abre para a educação, tem que ser usado, pois os próprios alunos pedem sua inclusão nas aulas. Por tanto, deve haver uma pedagogia correta para que esses recursos auxiliem a educação e não acabem por prejudicar o desenvolvimento dos alunos. Um outro ponto importante que deve ser ressaltado é que o uso das tecnologias não deve ficar limitado ao uso do computador. Data show, câmera digital, gravadores, tudo são tecnologias que exploradas com criatividade produzem aulas de qualidade.
Das dúvidas e certezas o que fica também é o comprometimento do professor. Pois, é fato que a folhinha xerografada e o quadro – negro são muito mais sedutores. Quando muito usam dvd para um “cineminha” para “matar” duas horas de aula. E depois pedem para os alunos escreverem um resumo do filme. No que este blog serviu para o bem social? Acreditamos que além de constatar que falta interesse dos professores, também há das políticas públicas e de alguns professores. E o que fazer para mudar? Ainda fica esta dúvida, mas o primeiro passo foi dado, refletir tanto as entrevistadas, quanto nós e nossas colegas. O primeiro passo foi dado, depende de cada um de nós sermos os multiplicadores.
O nosso objetivo era refletir e pesquisar sobre a influência que as mudanças tecnológicas têm sobre a educação. E como diretamente esse avanço vem interferindo na rotina dos professores da educação infantil e series iniciais. Por isto realizamos as entrevistas com professoras da educação infantil e séries iniciais.
Com as entrevistas, conseguimos concluir que muitos professores tem vontade de usar o computador em suas aulas de uma maneira adequada , porém suas escolas ou não tem este recurso, ou as que têm, possuem uma professora específica para o laboratório de informática, onde os alunos podem aprender “computação”. Podemos observar através das nossas entrevistadas, que o computador é visto apenas como um recurso que o aluno deve aprender a usar, se ensina a mexer no mouse, fazer desenhos no paint, geralmente não há um planejamento. É necessário para que os recursos tecnológicos estejam ligados ao processo de construção do conhecimento, que haja uma proposta pedagógica eficaz, em que as atividades realizadas não sejam meras cópias em data show, como era do quadro negro.
Com as pesquisas dos textos que postamos, podemos dizer que realmente nem todas as escolas da rede pública possuem a sua disposição e a dos alunos computadores, e muitas vezes as que possuem o número de computadores por alunos não é o ideal. No mundo das escolas particulares cada vez mais é investido em equipamentos modernos de ultima geração, e no currículo escolar é incluído aulas de informática, onde os alunos uma vez por semana aprendem, ou melhor, “são adestrados” no uso do computador. Ao invés de usar todo esse conhecimento que o computador e a internet oferecem em prol de uma educação de qualidade, geralmente as aulas são descontextualizadas, não tem ligamento com as demais disciplinas, e não existe nenhum conhecimento pedagógico para sua aplicação. Pois, os professores não costumam ser formados, e possuem apenas curso técnico de informática. Infelizmente os pais ficam muito felizes que seus filhos estão tendo aulas, que elas o ajudarão no mercado de trabalho, porém hoje em dia o mercado não quer mais um profissional apenas tecnicista, quer uma globalização de conhecimentos e uma postura dinâmica.
O que é correto no uso das tecnologias na educação? Com isso chega a nossa mistura de dúvidas e certezas temporárias, que foram mudando durante o processo de estudo. A avaliação do trabalho que realizamos e de como fazemos uso na nossa prática diária desse universo que se abre para a educação, tem que ser usado, pois os próprios alunos pedem sua inclusão nas aulas. Por tanto, deve haver uma pedagogia correta para que esses recursos auxiliem a educação e não acabem por prejudicar o desenvolvimento dos alunos. Um outro ponto importante que deve ser ressaltado é que o uso das tecnologias não deve ficar limitado ao uso do computador. Data show, câmera digital, gravadores, tudo são tecnologias que exploradas com criatividade produzem aulas de qualidade.
Das dúvidas e certezas o que fica também é o comprometimento do professor. Pois, é fato que a folhinha xerografada e o quadro – negro são muito mais sedutores. Quando muito usam dvd para um “cineminha” para “matar” duas horas de aula. E depois pedem para os alunos escreverem um resumo do filme. No que este blog serviu para o bem social? Acreditamos que além de constatar que falta interesse dos professores, também há das políticas públicas e de alguns professores. E o que fazer para mudar? Ainda fica esta dúvida, mas o primeiro passo foi dado, refletir tanto as entrevistadas, quanto nós e nossas colegas. O primeiro passo foi dado, depende de cada um de nós sermos os multiplicadores.
Carine de Melo e Natalia Franco
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