Marcadores

Alfabetização (52) Alfabeto (10) Alphabet (1) Amizade (17) AMOR (17) Ano Novo (2) Arte (37) Artigos (3) Árvore (1) Atividades (5) Atividades projeto (18) Atividades Projeto Festas Juninas (2) Atividades projeto Natal (18) Atividades projeto Páscoa (22) Atualidades (1) Avaliação (1) Avaliação e recuperação (1) Bailarina (2) Biografias (2) bloggs ... (1) Bonequinhas de vestir (3) Brasil (2) Brincadeiras (4) CALENDÁRIO 2010 (1) Calendário 2011 (2) Cartazes Pedagógicos (5) Charadas Matemáticas (1) charge (1) Cliparts (1) COLORIR (1) Comentários (2) Concurso (1) CONCURSOS (2) Contos (3) Contrato professores RS (1) Coordenação Motora (1) Crônicas (42) Crônicas Arnaldo Jabor (2) Crônicas Infantis (4) Culinária/Receitas (30) Cultura (2) Cultura e qualidade de vida (2) Cultura surda (1) Curiosidades (13) Cutes (1) cutes ... (1) Datas Comemorativas (13) Datas Comemorativas 2011 (2) desenhos (2) Desenvolvimento (1) Dia do Trabalho (1) DIA DOS PAIS (3) Dicas de beleza (2) Dicas de filmes/livros ... (5) Dicas de filmes/livros/músicas... (2) Dinâmicas (2) Dr Dráuzio Varella (5) E V A (1) Educação (99) Educação Infantil (10) Emoções (1) ENEM (2) Ensino Fundamental (1) Ensino Religioso (5) Ervas e Especiarias. (1) Ervas e Temperos (2) Escola (5) ESPECIAL (1) Especiarias (2) Estações Ano (1) Estações do Ano (1) Estado RS (2) Ética (2) EVA (1) Fábulas (2) Família (21) Filhos (9) Filmes recomendados (1) Flores (7) Frases (17) Frases Engraçadas (1) GERAL (4) giffs (1) Gincana (1) Higiene e saúde (5) História (1) Histórias Infantis (53) Historinhas Infantis (10) Homenagem (19) Homenagem ao Pai (2) Humor (6) Imagens (6) Imagens Natal (1) Inclusão (9) Indisciplina (6) Inglês (2) John Lennon (1) Leitura (1) Lendas (1) Letras Músicas (1) Libras (1) Links Infantis (1) Literatura Infantil (7) Livro Infantil (1) Livros (1) Livros de 2010 (1) Logosofia (14) Luto (2) MAGISTÉRIO (2) Martha Medeiros (1) Máscaras (2) Meio Ambiente (6) Mensagem (25) Mensagem para a minha mãe (1) Mensagens (6) Mensagens de Natal (1) Mensagens FIlhos (1) Metáforas (5) Misturas Especiais (1) Moldes (4) Mulher (1) Música (2) Música Gospel (1) Músicas (4) Natal (29) Natal ... (1) Notícias (11) Numbers (1) Numerais (8) Números (5) Orações (2) Ortografia (4) Pai (1) Papai Noel (2) Parábolas (1) Parábolas/Fábulas (4) PEÇA DE TEATRO (15) Piadas (1) Piadas Infantis (7) PLANEJAMENTO DE PROJETOS SEMANAIS (1) Plantio (2) poesia (1) POESIA DE AMOR (15) Poesias (31) POESIAS/PENSAMENTOS (4) Poesias/Poemas (8) Precatórios (1) Preconceito (1) PRIMAVERA (1) Produção de Textos (2) Projeto (5) Projeto Água (1) Projeto Alimentação (1) Projeto Circo (1) Projeto Dia do Trabalho (1) Projeto Folclore (2) Projeto Índio (1) Projeto Mães (3) PROJETO ORAÇÕES (1) Projeto Outono (7) Projeto Pais (2) Projeto Primavera (5) Projetos (85) Projetos 2010 (1) Projetos 2011 (5) Provérbios (15) RBS (1) Receitas (1) Redção para vestibular (1) Relatos (1) Relax (2) Religião (9) Reportagens (24) Ruth Rocha (1) Saudade (1) Saúde (16) Setembro (1) Sexta feira santa (1) Signos do Zodíaco (1) Sites (3) Sugestões (2) Tchau (1) Teatro (1) Temas atuais (3) Tempero (1) Tempo (1) Texto (12) Texto Gasparetto (9) Texto reflexivo (34) Textos Gasparetto (1) Textos Infantis (8) Textos Motivacionais (23) Textos Rubem Alves (1) Truques Domésticos (10) Valores (4) Valores/Virtudes (8) Vegetais Desidratados (1) Vinho (1) Vulcão Puyehue (1)

sábado, 6 de novembro de 2010

MINGAUZINHO DE CARINHO DA MINDOQUINHA

 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
É uma receita que vem do tempo da minha avó, mas que tem um grande significado na minha vida. "Mingauzinho de Carinho da Mindoquinha" como era chamado. Feito com leite, maizena, ovo, açúcar queimado por cima e canela. Meus pais tem 05 filhos legítimos e 07 do coração. O sonho de minhas irmãs e meu era de termos um triciclo, mas era difícil devido as despesas com a casa. Além dos filhos, meu pai ajudava os irmãos que tb tinham família. Então toda a noite, como de costume, minha mãe nos dava antes de dormirmos o nosso mingauzinho e dizia em época de Natal que deveríamos comer para ficarmos fortes para andarmos no triciclo que o Papai Noel iria nos dar. Que aquele era o docinho preferido do bom velhinho porque ele trabalhava muito e não tinha muito tempo de comer, pois fazia muitos brinquedos. Eu comia o meu mingau e o que sobrava do pratinho das minhas irmãs, na esperança de ganhar o triciclo. Meu triciclo não veio e nem o delas, acredito que não comemos mingau suficiente. Continuo comendo e dando mingau aos meus filhos. Lembro do triciclo e com ele a lembrança do amor, carinho e dedicação de meus pais, as historinhas contadas, musiquinhas cantadas, canções de ninar, abraços, atenção, palmadinhas. Hj meu pai está com 92 anos, moramos na mesma casa ainda, minha mãe não está mais aqui, faleceu há 02 anos, mas eu acredito que ela esteja ensinando a nossa receita na outra dimensão e iluminando com o mesmo carinho as pessoas que perto dela estão. Vamos à missa do galo, fazemos amigo secreto, nos reunimos porque temos nossos filhos e precisamos passar para eles o que de melhor ganhamos, o amor, a fé e a esperança de dias melhores. Pode faltar na ceia qualquer prato, qualquer bebida, mas vocês encontrarão ali o "Mingauzinho de Carinho da Mindoquinha" e nem que seja uma colherada, todos comem, que é para ter sorte. Descobri com o tempo que nunca mais o mingau teve o mesmo gosto, aquele era diferente porque tinha o encanto, a pureza, a doçura e a sensibilidade de minha mãe. Meus filhos, sobrinhos e minhas netinhas comem o mingau e adoram, mas para mim e meus irmãos não tem o mesmo sabor, o mesmo cheirinho que ainda hoje conseguimos sentir e na ceia de natal, nossos olhares se cruzam e nossos olhos se enchem de lágrimas, porque nós sabemos a verdadeira historia e a grande falta que nossa mãezinha nos faz.
PODES TROCAR AÇÚCAR QUEIMADO POR CANELA EM PÓ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário